A cidade de Itajaí registrou uma queda de 90,8% nos casos de dengue no primeiro semestre de 2025 em relação ao ano passado. Segundo os dados, até o final de junho de 2024, foram confirmados 36.280 casos. Enquanto neste ano, durante o mesmo período, foram 3.341 registros da doença. O número de óbitos também caiu 87,2% na comparação anual.
Continua depois da publicidade
— Queremos alertar a população para continuar a realizar as medidas preventivas de eliminação de locais com água parada, mesmo na estação do inverno. Cada vez mais, o mosquito Aedes aegypti está se adaptando ao ambiente em que vive. A Secretaria de Saúde, através do programa da dengue, continua a realizar as ações, mas o apoio da comunidade é fundamental — enfatiza o Coordenador do Programa de Combate à Dengue de Itajaí, Lúcio Veira.
Ações de controle seguem intensificadas
A Secretaria de Saúde de Itajaí, através do Controle da Dengue, tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Itajaí. A técnica da borrifação residual reduz o contato do transmissor com humanos. Conforme a pasta, a ação está em sua segunda etapa, onde as unidades de saúde receberam essa aplicação.
Até o momento, foram 90 aplicações em imóveis com alto fluxo de pessoas, como escolas, UBSs e outros órgãos públicos. O produto utilizado tem uma duração de quatro meses.
Além disso, mesmo com a queda nos casos, o fumacê também segue sendo aplicado em áreas próximas a casos confirmados, como medida de reforço no bloqueio do vetor.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Saiba como comer pizza de graça em Balneário Camboriú nesta quinta-feira
De praias escondidas a passeios culturais: conheça Penha além do Beto Carrero