Manoel Pereira, aos 75 anos, conquistou durante a trajetória dois lugares de destaque para a economia catarinense: atualmente, é vice-presidente de Patrimônio e Expansão do Grupo Pereira, e ocupa a presidência do conselho de administração do conglomerado, que inclui nomes gigantes como o Fort Atacadista.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Agora, em 2025, ele recebeu o reconhecimento pela trajetória e foi escolhido Empresário do Ano de 2025. O título é um reconhecimento dado pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), e a premiação chega à 34ª edição.
Empresário largou o seminário para trabalhar com a família
“Peixeiro” de nascimento, ou seja, nativo de Itajaí, o empresário é o mais velho entre os filhos do casal Ignácio e Hiltrude Pereira, fundadores do Grupo onde Manoel atua. Formado apenas no segundo grau, na juventude chegou a tentar o seminário. Não seguiu: de lá, foi trabalhar com o pai, que já ajudava desde os 15 anos.
O emprego no comércio da família foi o primeiro da carreira, e Manoel iniciou fazendo de tudo ao lado do pai: vendia os produtos, abastecia as prateleiras, limpava os corredores, e até um conserto aqui ou ali. A empresa era ainda o Comercial Pereira de Alimentos, inaugurado em 1962.
Continua depois da publicidade
Foi crescendo dentro da empresa. Aos 21 anos, assumiu a administração da empresa, e depois disso o que era apenas um comércio se expandiu. Em 1972, a família criou a Rede de Supermercados Comper, que depois viria a se expandir para 31 lojas espalhadas pelos estados de Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Manoel também viu a própria família expandir. São três filhos, dois do primeiro casamento, e o mais novo, Rafael, com a atual esposa, Deise. Todos meninos e, atualmente, tocam os próprios negócios.
Grupo Pereira se tornou o sétimo maior do país
Atualmente, o que começou como um mercado familiar se tornou um grupo com diversas frentes, não só o comércio de alimentos. São 143 unidades, espalhadas por Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e marcas como o Comper (supermercados), Bate Forte (atacadista distribuidor), Vuon Card (serviços financeiros), Perlog (operações logísticas), SempreFort (farmácias) e Fort Atacadista (atacarejo).
Continua depois da publicidade
O Fort Atacadista, inclusive, foi pioneiro em Santa Catarina no modelo “atacarejo”, que une conceitos de atacado (venda em quantidade) com o varejo.
No ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a empresa ocupa a sétima posição, e em 2024 superou os R$ 15 bilhões em faturamento.
Leia também
Relembre a rápida passagem pelos Gideões que fez Feliciano perder o sapato em SC
Balneário Camboriú compra inseticida inédito em SC para combater a dengue