O pastor e deputado federal Marco Feliciano, atual afiliado do Partido Liberal (PL), esteve presente no 31º Congresso Internacional de Missões, o Gideões, em 2013. O congresso reúne fiéis de todo o país. Na época, o deputado foi chamado para pregar no evento e, na entrada, perdeu o próprio sapato, segundo informações do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com informações divulgadas na época, o deputado realizou uma pregação no domingo, 28 de março de 2013, e participou das orações nos outros dias de evento.

O pastor chegou no Congresso de helicóptero. Feliciano se deslocou de carro até o Ginásio Irineu Bornhausen e entrou pela porta lateral do local, evitando jornalistas. Enquanto caminhava rapidamente, o pastor perdeu um sapato, que logo foi recuperado pelos assessores do deputado.

Na época, nenhuma manifestação pública contra ou a favor do político foi registrada na chegada ao evento.

Continua depois da publicidade

Entretanto, o deputado foi alvo de críticas após assumir a Comissão dos Direitos Humanos (CDHM) da Câmara dos Deputados em 2013. Em março do mesmo ano, manifestações contra a nomeação do político foram realizadas em várias cidades do Brasil. 

Em Florianópolis, segundo o g1, um grupo de pessoas se reuniu na Praça XV com cartazes contra a nomeação do deputado. As manifestações ocorreram devido às mensagens polêmicas postadas por ele em redes sociais em 2011 contra africanos e homossexuais.

Em dezembro de 2013, o deputado deixou a presidência da CDHM.

Polêmicas atuais

O deputado já se envolveu em diversas polêmicas. Segundo O Globo, em 2022, o pastor admitiu que espalhou notícias falsas sobre o Partido dos Trabalhadores (PT). Na época, o político afirmou que, caso o PT voltasse a governar o país, igrejas evangélicas seriam fechadas pelo partido, o que não aconteceu.

Em 2024, Feliciano foi condenado por preconceito contra a comunidade LGBTQIA+, após comentários atacando a atriz transexual Viviany Beleboni em 2015. Segundo informações do g1, o deputado deveria pagar uma multa no valor de R$ 100 mil por danos morais, mas a condenação foi anulada pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o 40º Congresso dos Gideões

Em 2025, o 40º Congresso Internacional dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH), considerado um dos maiores eventos evangélicos do país, começou no sábado, 26 de março.

A programação, com duração de dez dias, vai até 5 de maio, das 8h às 23h no pavilhão dos Gideões (Rua Joaquim Nunes, 244 – Centro) e, a partir de 1º de maio, também no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen (Rua Hercílio Zuchi, 38 – Centro). A entrada é gratuita.

A expectativa da organização é que a edição deste ano supere a marca de 100 mil participantes.

Leia mais

STF mantém prisão do ex-presidente Fernando Collor por 6 votos a 4

Bolsonaro segue internado na UTI, estável e sem previsão de alta, diz boletim desta segunda