O TasteAtlas, portal que é considerado uma enciclopédia gastronômica dos EUA, atualizou o ranking das 100 melhores frutas do mundo, na segunda-feira (17). Apenas uma fruta brasileira apareceu nesta lista, a jabuticaba, que ficou em 10º lugar.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A fruta de tom roxo escuro e polpa doce, é uma das favoritas dos usuários do TasteAtlas, responsáveis pela avaliação. A jabuticaba já chegou a ficar em segundo lugar neste mesmo ranking, em 2023.

Atualmente, a jabuticaba tem uma avaliação de 4,5 estrelas (de 5) no site. A primeira colocada é a grega rodakina, que tem 4,7 estrelas.

Confira o top 10 das 100 melhores frutas

Continua depois da publicidade

O que torna a jabuticaba a 10ª melhor?

Apesar de a polpa ser a parte mais doce da jabuticaba, a riqueza nutricional dela está na casca. Abaixo, confira os principais benefícios da fruta:

  • A casca da jabuticaba é rica em antioxidantes;
  • Tem as vitaminas C e do complexo B;
  • Contém minerais como o ferro, o magnésio e o potássio;
  • É fonte de pectina, uma fibra que auxilia as “bactérias do bem” do intestino.

A fruta reforça ainda o sistema imunológico, diminui o risco do diabetes tipo 2 e reduz o colesterol – por ter alta capacidade antioxidante – segundo a pesquisadora da Embrapa Ana Carolina Chaves.

Além disso, os antioxidantes da jabuticaba protegem o organismo dos radicais livres, que podem provocar doenças. Para conseguir os benefícios para a saúde, segundo a pesquisadora, a dica é consumir dez jabuticabas por dia (com a casca).

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Empresa de SC que fabrica a “máquina carambola” vende mais e quase dobra lucro em 2024

Torneio ilegal de canto de pássaros silvestres é flagrado no Norte de Florianópolis