nsc
    santa

    De volta ao lar

    Jacaré é devolvido à natureza após aparecer em casa de Indaial; veja imagens

    Animal foi avaliado e identificado com microchip antes de ser solto

    20/11/2020 - 16h21 - Atualizada em: 20/11/2020 - 16h27

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli

    O final feliz do jacaré encontrado no terreno de uma casa de Indaial, no Médio Vale do Itajaí, aconteceu nesta sexta-feira (20). Ele foi capturado pelos bombeiros voluntários da cidade na terça (17) e ficou em um cativeiro improvisado no Batalhão até esta manhã, quando uma equipe da Polícia Militar Ambiental e do Serviço de Atendimento de Animais Silvestres da Furb (SAASBlu) o buscou.

    > Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Os profissionais tiveram de fazer um trabalho de mapeamento para definir o local mais adequado para a soltura do réptil. A espécie, que é nativa da região, está ameaçada de extinção. Há cerca de 20 anos o jacaré-de-papo-amarelo não era visto pelas cidades do Médio Vale, estima o médico veterinário Julio Cesar de Souza Jr, do SAASBlu. 

    Depois de algumas conversas e análises, os responsáveis pelo resgate decidiram o devolver ao município onde foi encontrado, em uma vasta área de vegetação.

    Antes, o animal passou por exames na Furb. Foi descoberto que se trata de uma fêmea, de 1,75 metro. Ela estava bem, apesar de ter uma lesão antiga em um dos olhos. Antes de ser liberada, um microchip foi inserido nela para identificação. Não é possível saber se há outros da mesma família na mata. 

    Os jacarés não costumam se aproximar da área urbana, mas como a seca atinge o estado, é possível que a falta de solo encharcado tenha forçado a procura por mais água. Ela estava perto de uma lagoa quando foi encontrada. 

    > Casal é preso por adotar ilegalmente bebê no Vale do Itajaí e polícia apura possível "compra" da criança

    Jacaré foi encontrado em Indaial.
    Jacaré foi encontrado em Indaial
    (Foto: )
    Jacaré é fêmea
    Jacaré é fêmea
    (Foto: )

     Depois da passagem por Blumenau, o jacaré pôde voltar ao habitat natural.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas