Moradores do bairro Vila Nova em Joinville se depararam com um animal silvestre na noite desta segunda-feira (17). O jacaré-açu de aproximadamente 1,2 metro invadiu uma casa e tentou atacar cachorros, segundo os moradores.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os Bombeiros Voluntários precisaram ser chamados pelos moradores para fazer o resgate do animal silvestre e devolvê-lo ao habitát natural antes que alguém ficasse ferido.

O episódio lembra o quanto é importante agir com cuidado ao encontrar animais silvestres em locais de urbanização. Em entrevista à CBN Joinville nesta terça-feira (19), o bombeiro voluntário e líder do grupo de resgate de animais silvestres, Fábio Silvério falou sobre o que fazer em casos como esses.

Segundo ele, a atitude dos moradores que chamaram os bombeiros foi a correta.

Continua depois da publicidade

– Você nunca pode se aproximar desse animal silvestre, vai afastar os animais domésticos e chamar os bombeiros ou Polícia Ambiental – relata.

O resgate de um jacaré não é algo comum em residências, segundo Fábio. O normal são serpentes, gambás e lagartos.

– É um animal da nossa região e por isso pode acontecer, mas é incomum – disse o bombeiro.

Ainda segundo Fábio, o jacaré provavelmente foi atrás de comida e o local poderia ter alimentos como peixes, por exemplo. As pessoas têm o hábito de alimentar esse tipo de animal, o que é errado segundo ele.

Além do cuidado com a segurança das próprias pessoas, a população não deve matar esses animais silvestres, justamente porque há o serviço de resgate.

Continua depois da publicidade

– Se as pessoas se afastarem e chamarem ajuda, os animais não atacarão e não haverá a necessidade de combate que possam machuca-los – destaca.

Ouça a entrevista completa:

Destaques do NSC Total