Jaraguá do Sul atingiu 100% de ocupação nos leitos públicos de UTI adultos que são exclusivos para Covid-19. A intenção da prefeitura agora é usar parte dos leitos disponíveis para outros tratamentos. Joinville passa pelo mesmo problema nesta semana, quando também chegou à ocupação máxima.
Continua depois da publicidade
São 20 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus disponíveis em Jaraguá do Sul, sendo dez adultos com 100% de ocupação e dez infantis com 10% de ocupação. Além disso, a cidade tem outros 40 leitos de UTI para tratamento de outras doenças.
Na última quinta-feira, em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o prefeito Antídio Lunelli já havia antecipado que estava em negociação para ampliar a oferta.
– Estamos negociando com os nossos hospitais para aumentar a oferta de leitos para a Covid-19. Temos 40 leitos que, se necessário for, mais 20 serão destinados para o tratamento, em blocos de cinco – explicou.
O prefeito também havia afirmado que a negociação estava tranquila porque existe uma parceria entre a prefeitura e o hospitais. Lunelli garantiu que os recursos já existem e, a medida em que for necessário, o município ampliaria os leitos de UTI.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, a transformação dos leitos existentes em exclusivos para a Covid-19 depende de uma regulação por parte da Secretaria de Estado da Saúde. O processo já está em negociação e o município também não descarta a possibilidade de comprar leitos em hospitais particulares.