nsc
an

Susto

Jararaca albina de 1 metro é capturada no portão de uma casa, em Jaraguá do Sul

Cobra é venenosa e sua coloração é considerada rara

17/10/2021 - 11h03

Compartilhe

Por Sabrina Quariniri
Bombeiros foram acionados por moradores da região e fizeram a captura
Bombeiros foram acionados por moradores da região e fizeram a captura
(Foto: )

Uma jararaca albina de 1 metro foi localizada no portão de uma casa, no bairro Jaraguá Esquerdo, em Jaraguá do Sul, na manhã de sábado (16). O Corpo de Bombeiros foi acionado e a cobra foi capturada e encaminhada para a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). 

> ​Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Conforme a Fujama, os socorristas foram acionados por moradores da região. Não havia ninguém em casa no momento da captura e ninguém ficou ferido. De acordo com o biólogo Christian Raboch, do Fujama, a serpente Bothrops jararaca é venenosa e é comum em Santa Catarina, no entanto, sua coloração é considerada rara. 

Espécie é venenosa e sua coloração é considerada rara
Espécie é venenosa e sua coloração é considerada rara
(Foto: )

- Além da raridade de nascer um animal com essa anomalia genética, mais raro ainda é esse animal conseguir sobreviver e se desenvolver. Isso porque a coloração das jararacas ajuda ela a caçar, pois acabam se camuflando com o ambiente. Mas pelo visto essaconseguiu se virar super bem sem essa vantagem -, explicou o biólogo em entrevista ao g1. 

Raboch ainda disse que a serpente está sendo monitorada, recebendo cuidados e deverá receber um destino apropriado nos próximos dias.

Quando animal foi localizado, não havia ninguém em casa
Quando animal foi localizado, não havia ninguém em casa
(Foto: )

Aumento de capturas de cobras

De acordo com Gilberto Duwe, biólogo da Fujama, o número de capturas de cobras durante a primavera têm aumentado no município, tanto na área rural quanto na área urbana do município. 

Já foram capturadas, até o momento, 11 esécimes, sendo quatro delas, jararacas e coral-verdadeira, que são cobras peçonhentas. Também foram encontradas espécies inofensivas, como dormideiras que se alimentam exclusivamente de moluscos como caracóis e lesmas. 

Entre as dicas de prevenção da Fujama para evitar a visita de serpentes em casa está manter o terreno limpo, sem mato ou entulho, que contribui para visualização desses animais quando entram nesses espaços. 

Caso uma cobra apareça na residência, a orientação é de que o morador mantenha a calma, prenda cães e gatos, por segurança dos animais domésticos e dos silvestres, e peça auxílio dos órgãos municipais responsáveis pelo resgate, dos bombeiros ou Polícia Ambiental. 

Leia também

JEC vence o Juventus pela Copa Santa Catarina e continua na briga

Filha suspeita de matar o pai em SC não citou caso Richthofen em depoimento; diz delegado

Zé Dassilva vence Prêmio Vladimir Herzog com charge sobre motociatas

Colunistas