O assassinato de uma idosa em Criciúma em dezembro de 2023, crime que chocou o Estado, levou à condenação do jardineiro apontado como autor do crime. Ele deverá cumprir 24 anos, oito meses e 12 dias de prisão em regime inicial fechado por homicídio duplamente qualificado. A vítima, de 66 anos, foi morta em casa. O autor prestava um serviço de jardinagem.

Continua depois da publicidade

A idosa passava um café na cozinha, quando interrompeu a atividade e foi até a área externa da casa, onde foi surpreendida e atacada. O jardineiro deu ao menos quatro golpes contra a vítima, usando o cabo de uma picareta.

Ele foi julgado nesta quinta-feira (21), no Fórum de Criciúma, sob o olhar atento de familiares e amigos da vítima que pediam Justiça, empunhando cartazes pedindo a condenação e usando camisetas estampando o rosto da idosa.

— Ela era uma pessoa querida, mãe de dois filhos, vítima de um crime bárbaro. A família tem enfrentado muita dor — disse Jonei Zanette, tio da vítima.

Condenação de jardineiro

O homem foi condenado a mais de 24 anos de prisão, por homicídio duplamente qualificado. O promotor Fernando Rodrigues de Menezes Júnior apontou ainda que o crime foi praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, idosa e sem condições de reagir. A sentença ainda foi aumentada, pois a vítima tinha mais de 60 anos.

Continua depois da publicidade

— O Ministério Público entende que hoje foi dada a resposta que a sociedade e, sobretudo, a família da vítima esperavam. A condenação demonstra que crimes bárbaros como este não ficarão impunes e reafirma o compromisso da Justiça com a proteção da vida. É um passo importante para que a dor dessa família seja, ao menos em parte, acolhida pelo reconhecimento da gravidade do crime e pela punição adequada do responsável — afirmou o Promotor de Justiça.

O réu não poderá recorrer em liberdade e foi encaminhado diretamente ao presídio para iniciar o cumprimento da pena.

Leia também

Stalker de padre paga multa de R$ 40 mil após indiciamento em SC

Terceira cidade mais antiga de SC abre processo seletivo para vaga com salário de R$ 7,2 mil