nsc
an

Novo projeto

JEC e Sociedade Ginástica fazem parceria para disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete

Equipe feminina estreia em setembro na competição, que vai dar vagas para a elite do esporte no país

16/07/2021 - 06h00

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Jogadores, técnico e presidente do JEC/Ginástico
Parceria foi anunciada nesta quinta-feira (15) pelo JEC e Sociedade Ginástica
(Foto: )

Duas entidades esportivas tradicionais de Joinville, o JEC e a Sociedade Ginástica anunciaram uma parceria para disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete feminino em 2021. A equipe leva o nome de JEC/Ginástico/Sesporte e busca fortalecer o esporte na cidade.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Na última terça-feira (13), os presidentes da Sociedade Ginástica de Joinville, Luiz Sílvio Perini, e do Joinville Esporte Clube, Charles Fischer, estiveram reunidos para selar a parceria entre as duas instituições.

Perini relembrou a longa tradição da Sociedade Ginástica, que iniciou em 1858. Além do esporte, a Sociedade Ginástica foi (e continuará após a pandemia) a casa para famosos bailes na cidade. A sede também já serviu de centro de treinamento para combatentes.

- A história do basquete em Joinville começou com a Sociedade Ginástica como a mais antiga, depois veio o Guarany Esporte Clube, Sociedade Cruzeiro do Sul e Sociedade Palmeira - recorda Perini.

Charles Fischer comemorou a união de forças e disse estar muito feliz com a parceria, com a marca do Joinville Esporte Clube se expandindo.

- O JEC é da sociedade, da cidade, de toda a região e de todos os esportes. E cada vez mais vamos fortalecer e estar mais perto da sociedade, apoiando os esportes - concluiu.

Time formado por jovens atletas

Além dos mandatários da SGJ e do JEC, quem também esteve presente foi o técnico do time, Fabiano Borges, que comanda a equipe desde 2010. Segundo ele, a parceria vai reforçar muito o trabalho do basquete feminino.

- Esperamos alavancar ainda mais esse trabalho, representando muito bem as duas instituições, assim como trazer mais meninas para praticar o basquetebol - complementou.

Entre as conquistas mais importantes até agora, estão os Joguinhos Abertos (2018), Olesc (2019), Copa SC (2019) e o título Sul-Brasileiro Sub-19 de clubes.

O projeto do basquete feminino é formado por jovens atletas e conta com o apoio da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), que mantém remuneração de técnicos e bolsa atleta e vale-transporte para as jogadoras.

Primeira competição do JEC/Ginástico

Está marcada para o mês de setembro a primeira competição do JEC/Ginástico/Sesporte. Vai ser o Campeonato Brasileiro Feminino 2021, competição que a cidade de Joinville não disputa há 10 anos. O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Divididos em duas conferências, o Brasileirão Feminino contará com a presença de 16 clubes, de oito estados. Campeão e vice terão o direito de pleitear vaga na Liga de Basquete Feminino (LBF), mas precisarão cumprir os requisitos propostos pela CBB.

O objetivo, segundo o técnico Fabiano Borges, é a chegada de três a quatro jogadoras para dar mais experiência ao elenco na disputa da competição. A médio e longo prazo, a meta traçada é trazer novas atletas para a modalidade, elevar a estrutura física e alcançar a Liga Brasileira de Feminino (LBF).

Antes da competição nacional, o time ainda estará em quadra em torneios das categorias de base. Até setembro, o JEC/Ginástico/Sesporte irá realizar o lançamento do uniforme oficial e do mascote da equipe — além de outras ações com objetivo de chamar a atenção de jovens atletas de Joinville.

Leia também:

Atletas vão representar Joinville nas Paralimpíadas de Tóquio

Atletas de Jaraguá do Sul e Joinville são convocadas para as Olimpíadas

"Saindo de um clube gigante para outro", diz reforço do JEC/Krona Futsal ao deixar Barcelona

Colunistas