O carnaval de Joinville, mais uma vez, abre o calendário da folia em Santa Catarina. Neste ano, a Avenida Beira-Rio será tomada pela alegria dos foliões no dia 7 de fevereiro com a maior novidade da última década: a volta do desfile competitivo das escolas de samba da cidade.

Continua depois da publicidade

Foi em fevereiro de 2015 que os joinvilenses viram pela última vez a disputa na avenida entre as tradicionais escolas de samba da maior cidade do Estado. Na ocasião, a Unidos pela Diversidade foi coroada como a campeã.

Veja fotos do carnaval 2025 de Joinville

Neste ano, após muitos pedidos da população e das próprias agremiações, a competição volta a acontecer. As escolas Fusão do Samba, Príncipes do Samba, Unidos pela Diversidade e Unidos do Caldeirão já se preparam para lutar pelo título.

Por que carnaval acontece uma semana antes

Pelo terceiro ano consecutivo, as festividades são adiantadas em Joinville, em relação às outras cidades de Santa Catarina. Enquanto o carnaval acontece no terceiro fim de semana de fevereiro, a maior cidade do Estado comemora antes, nos dias 7 e 8.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, com o carnaval adiantado é possível conciliar a agenda da população que costuma viajar para outras cidades durante o feriado e também possibilitar o intercâmbio com as escolas de samba de São Francisco do Sul, de Florianópolis, até do Rio de Janeiro e São Paulo, que acontecem nas mesmas datas.

Continua depois da publicidade

— Dessa forma, antecipando em uma semana, nós abrimos as festas de Santa Catarina, atraímos turistas que amam o Carnaval e que durante o feriadão iriam optar por outras cidades, e também conseguimos melhorar esse intercâmbio cultural com as demais escolas de samba da nossa região — explica.

Como desfile e decisão da campeã acontecem

O desfile competitivo acontece no segundo sábado de fevereiro, dia 7, com início na esquina entre a Avenida Beira-Rio e a Rua Max Colin. Em ordem definida por sorteio, as escolas desfilam com todas as suas cores e foliões para conquistar os 18 jurados especialistas selecionados para julgar nove categorias.

No domingo (8), a apuração das notas vai revelar, com a média das notas de 9 a 10, a grande campeã do Carnaval joinvilense, que tem uma tradição centenária.

O ensaio técnico para que os componentes possam conhecer o espaço do desfile, desde a concentração até a dispersão, acontece em 1º de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Confira a ordem dos desfiles e o tema do samba-enredo de cada escola

  • Fusão do Samba: “50 anos de Joinville Esporte Clube – meu tricolor na avenida!”
  • Príncipes do Samba: “Baobá, a árvore sagrada: morada do tempo, saberes, memórias e resistência!”
  • Unidos pela Diversidade: “Do outro lado um rio de Carnaval”
  • Unidos do Caldeirão: “Glórias e conquistas – o voo da Fênix leva a várzea joinvilense para a avenida!”

Blocos levam foliões para as ruas

Além do desfile, os foliões também já podem preparar o glitter e os abadás para pular o carnaval no Centro de Joinville junto com os blocos.

Como novidade para 2026, os blocos acontecem nas proximidades da Praça da Bandeira, bem no centro de Joinville. Até a manhã desta quinta-feira (15), oito blocos veteranos já estavam confirmados, incluindo um conjunto 60+.

As inscrições para o encontro dos blocos do Carnaval seguem abertas até a próxima sexta-feira (16) e devem ser feitas pelo formulário disponível no Instagram do Coletivo de Blocos de Rua, que destaca que, mesmo os foliões sem bloco, podem participar da festa.

Continua depois da publicidade

Os blocos devem ter, no mínimo, 20 foliões e no máximo 300 componentes, e podem participar com carro de som, bateria, fanfarras e trio elétrico, embalando os foliões durante a concentração e o percurso dos blocos. 

Neste ano, a concentração começa às 10h, na Praça da Bandeira. Às 14h30min os blocos saem pela rua Dona Francisca com destino ao Centreventos Cau Hansen, que recebe a apuração do Desfile de Carnaval durante a tarde.

Depois da apuração, blocos e escolas celebram juntos a vitória da grande campeã e o fim do Carnaval de Joinville, com apresentação musical na programação que encerra às 21h.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira