nsc
an

Entrevista

Joinville deve ter ampliação de cirurgias em março, diz secretário de saúde

Jean Rodrigues conversou com AN e CBN Joinville sobre principais demandas da área

22/01/2021 - 17h39

Compartilhe

Jean
Por Jean Patrick
Cláudia
Por Cláudia Morriesen
Foto de perfil de Jean Rodrigues
Jean Rodrigues foi mantido como secretário de saúde de Joinville pelo prefeito Adriano Silva
(Foto: )

O secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues, foi o entrevistado desta sexta-feira (22) na série produzida pelo A Notícia e pela CBN Joinville. Entre 11 e 26 de janeiro, dez secretários da gestão Adriano Silva serão apresentados a partir de entrevistas sobre as principais demandas de cada área.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui​

Jean é servidor público há 19 anos e está no comando da secretaria desde dezembro de 2017, no governo anterior. Ele foi mantido no cargo com a chegada do prefeito Adriano Silva.

Segundo o secretário o maior desafio nessa pandemia é "trazer a realidade para a população", uma vez que, segundo ele, se gasta um tempo muito grande em convencer as pessoas de coisas como distanciamento social e uso da máscara.

Uma das preocupações da prefeitura é conscientizar as pessoas para que se vacinem, já que a imunização não será obrigatória.

— A vacina é tratada no mundo da ciência como ação segura para bloquear o coronavírus. Vamos trabalhar na conscientização através da Secretaria de Comunicação para avançar nessa temática — disse Jean

Jean Rodrigues também falou sobre a possibilidade de chegada de novas doses da vacina, para a segunda dose das pessoas que se vacinaram e para os próximos grupos prioritários. Segundo ele, há informações de que nos próximos 30 dias há possibilidade de uma quantidade de doses menor do que a primeira chegar. Apesar disso, o secretário diz que é um movimento natural, mesmo que o momento demande agilidade.

— Precisamos ter compreensão e paciência para caminharmos todos para um lugar só — disse.

Além da vacina, a entrevista também abordou a quantidade de leitos de UTIs disponíveis nesse momento na cidade. Desde novembro a ocupação está alta e, segundo o secretário, em fevereiro essa ocupação deve diminuir. Mesmo assim, Jean destaca que haverá o Carnaval e isso também se torna preocupante.

— Teremos mais 15 dias para sentir o reflexo, estamos vivendo de feriado em feriado na gestão da pandemia — disse Jean Rodrigues.

Sobre as cirurgias eletivas em Joinville, o secretário falou que já estão sendo feitas atualizações para ampliações de exames e cirurgias e irão começar no mês de março nas redes pública e privada.

— Iremos fazer uma ampliação importante, na casa de até 600 cirurgias eletivas feitas a mais do que está sendo feito — disse.

Ouça a entrevista completa com o secretário de Saúde de Joinville:

Colunistas