nsc
    an

    Programação

    Joinville do Futuro: Painel CBN debate ideias para o desenvolvimento da cidade

    Painel Especial CBN “Joinville do Futuro” contou com a participação do prefeito Adriano Silva

    04/03/2021 - 17h56 - Atualizada em: 12/03/2021 - 13h51

    Compartilhe

    Patrícia
    Por Patrícia Della Justina
    Centro de Joinville
    Centro de Joinville, cidade que completa 170 anos de fundação em 2021
    (Foto: )

    O Painel Especial CBN “Joinville do Futuro" entrevistou o prefeito Adriano Silva na noite desta quinta-feira (4) para debater ideias a respeito dos próximos anos na maior cidade de Santa Catarina. Além de assuntos relacionados à pandemia, o prefeito falou sobre desenvolvimento econômico e social de Joinville, a qualidade de vida dos joinvilenses e inovação. 

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    Adriano Silva começou atualizando a situação da pandemia na cidade. Segundo ele, na última semana foi percebida uma mudança no agravamento das condições de saúde em pacientes diagnosticados com coronavírus. 

    - Do dia para a noite você vê a alta procura de pessoas por assistência médica e já em estado grave - pontua. 

    Ele reforçou o apelo para que a população evite eventos sociais e considerou que as situações de contágio não estão acontecendo nos trabalhos ou atividades comerciais, mas, sim, em eventos realizados em casa pela população. 

    Dentre os outros tópicos trazidos pelo prefeito, está a criação de um parque no entorno do rio Cachoeira, na região Central de Joinville; as possibilidades para tornar a cidade mais atrativa em termos de empreendedorismo; a atualização do mercado de trabalho com relação às novas tecnologias; projetos sociais para moradores em situação de rua, dentre outros assuntos. 

    O Especial Joinville do Futuro tem o patrocínio de Fredy Pneus, Krona Tubos e Conexões, Unimed e Bom Jesus/ Ielusc.

    Confira os principais momentos do painel Joinville do Futuro:

    Desenvolvimento econômico 

    Adriano defende a desburocratização nos processos da cidade. Segundo ele, Joinville perdeu diversas oportunidades de negócios com cidades vizinhas em razão da burocracia. O projeto da prefeitura é de que, em seis meses, o município já possa perceber essa mudança a partir de leis que devem ser desenhadas. Além disso, ele fala sobre a aplicação do ensino tecnológico em ambientes escolares, para que alunos tenham contato com robótica. 

    Um dos maiores desafios do desenvolvimento nas indústrias é a defasagem da mão de obra, uma vez que diversos postos de trabalho vão sendo substituídos por máquinas. Para Adriano, a economia em Joinville é genuinamente industrial. Ele acredita na rápida adaptação das pessoas para este fim. 

    Infraestrutura 

    Outro tema debatido é a infraestrutura de Joinville. Para o prefeito, essa é a área mais precária da cidade, além de um dos motivos do afastamento de empresários interessados em investir na região. Ele defende a reforma da Previdência, uma vez que o município dispõe de pouca verba para investimentos em infraestrutura. Adriano pontua o déficit atuarial da cidade, que já está em quase R$ 30 milhões, como um dos objetivos da reforma.

    Os gargalos no trânsito também foram mencionados pelo prefeito. Ele comenta sobre o fluxo de pessoas da região Sul da cidade que precisam se deslocar ao Norte para trabalhar, o que ocasiona a lentidão em determinados horários.  

    Adriano também defende que o Centro de Joinville seja mais tecnológico, como a atualização da iluminação público, por exemplo, para atrair mais investidores. 

    A criação de um parque na região central também está sendo projetada pela prefeitura. Para Adriano, além de influenciar em investimentos econômicos e imobiliários na cidade, esse espaço de lazer também transfere a atenção do joinvilense ao rio Cachoeira. 

    Qualidade de vida

    Segundo Adriano, o melhor projeto social é o emprego. Ele afirma que Joinville possui economia diversificada, mas alta vulnerabilidade social. No entanto, o município já conta com diversos programas de assistência social cujos investimentos somam quase R$ 50 milhões ao ano. 

    Ele também traz a questão dos moradores em situação de rua os quais, em sua maioria, são vindos de outras regiões. Adriano pontua que a questão migratória precisa ser trabalhada enquanto política pública, uma vez que a cidade atrai novos moradores para mão-de-obra. 

    Joinville do futuro

    A iniciativa faz parte da programação dos veículos da NSC em homenagem aos 170 anos da cidade, que inclui uma série de ações na NSC TV, jornal A Notícia, CBN Joinville e Rádio Atlântida.

    Esta foi a primeira etapa do movimento “Joinville do Futuro”, que, ao longo deste ano, irá discutir esses eixos temáticos em reportagens na NSC TV, Jornal A Notícia e CBN Joinville.

    > Saiba como assistir à NSC TV on-line em Santa Catarina e pelo Brasil

    — A história de Joinville, nesses 170 anos, é rica e merece ser valorizada, mas também é preciso olhar para frente, pensar na cidade que se quer nas próximas décadas. Este movimento faz isso: projeta quais serão os desafios que o município irá enfrentar e quais podem ser as soluções — explica o coordenador de Jornalismo da NSC TV Joinville, Rafael Custódio.

    O Painel Especial CBN “Joinville do Futuro” começou às 19h, com transmissão ao vivo no portal NSC Total, no Especial Joinville do Futuro. Em respeito às medidas de enfrentamento à pandemia, o prefeito Adriano Silva realizou a entrevista, remotamente, em seu gabinete na Prefeitura de Joinville.

    Assista: 

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas