nsc
dc

publicidade

Daniel Leipnitz

Joinville ganha mais inovação com a inauguração do LinkLab Ágora da Acate

Programa reúne grandes companhias e instituições de Santa Catarina que buscam por inovação para seus processos

25/09/2019 - 06h35

Compartilhe

Por Tech SC
Ágora Tech Park, em Joinville
Ágora Tech Park, em Joinville
(Foto: )

(Foto: )

Ao longo dos 33 anos de atuação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), muitas coisas nos enchem de orgulho. Nesses tempos mais recentes, posso dizer que uma das coisas que mais evidenciam os resultados do nosso trabalho é o lançamento de novos Centros de Inovação pelo Estado, e junto deles, do nosso programa de inovação aberta, o LinkLab. Pois é com muita alegria que eu posso dizer: esta semana, teremos mais um lançamento, desta vez expandindo ainda mais nossa atuação com a inauguração do LinkLab Ágora, em Joinville.

Esta é a terceira unidade do LinkLab que está entrando em funcionamento desde 2017, quando lançamos o LinkLab Primavera, em Florianópolis. Desde então, já são 28 médias e grandes empresas conectadas ao programa, buscando ativamente por inovação para seus processos. Na nova unidade, que será inaugurada nesta quinta-feira (26), as corporates conectadas são ArcelorMittal, Catarinense Pharma, Cisa, Tigre, Schulz, Whirlpool, Weg, FCDL, Porto Itapoá e Orbenk. Ao todo, o LinkLab Ágora soma um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de R$ 30 bilhões de faturamento das corporates.

O objetivo do LinkLab é criar ambientes de inovação aberta, onde sejam possibilitadas trocas e conexões entre essas grandes empresas que lá se instalam com seus times de inovação e as startups por elas selecionadas, que também convivem no mesmo espaço. O LinkLab tem uma taxa de geração de negócios de mais de 40% entre as empresas do programa, o que mostra que a efervescência deste tipo de ambiente é muito positiva para todos os envolvidos e gera grande crescimento.

Espaço Sebrae de Inovação

O Sebrae/SC também integra essa onda de inovação que será lançada na quinta-feira, montando o Espaço Sebrae de Inovação. O ambiente é contíguo ao LinkLab Ágora, de modo que o Sebrae pode oferecer aos empreendedores das startups integrantes do programa um ponto de apoio, levando os produtos e serviços que o Sebrae já desenvolve para micro e pequenas empresas também para essas startups.

O crescimento do nosso ecossistema catarinense está cada vez mais consolidado, e este lançamento é o início de uma grande rede de LinkLabs que queremos criar, não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil, inspirado pela nossa iniciativa.

*Daniel Leipnitz é presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade