Joinville iniciou nesta quarta-feira (30) as arrecadações de alimentos e mantimentos para famílias atingidas pela enchente nos últimos dias. As doações devem ser entregues na Central Solidária, localizada no Expocentro Edmundo Doubrawa, ativada pela prefeitura após bairros da cidade serem atingidos pela chuva.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De acordo com a prefeitura, neste momento, os principais itens que precisam ser arrecadados são água mineral, alimentos não perecíveis, roupa de cama e banho, além de produtos de limpeza. Uma equipe estará no local para receber as doações da comunidade e fazer a separação dos itens.
Para itens de alimentação, além das cestas básicas, são necessários produtos que proporcionam refeições rápidas, como enlatados, biscoitos e leite.
A água mineral deve atender famílias que vivem em regiões que estão com o fornecimento comprometido, já que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão reduziu a velocidade no tratamento de água devido à alta turbidez do rio.
Continua depois da publicidade
À CBN Joinville, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), destacou que as doações são fundamentais para as pessoas que vão retornar para casa após a situação normalizar.
— Nos preocupa o pós, quando retornam para casa. Doações como roupas, colchões e comidas serão doadas para quem perdeu tudo após os alagamentos — explica.
A Central vai funcionar no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen, com encerramento das atividades na sexta-feira (2). O horário de funcionamento é das 8h30min às 19h30min.
Chuvas em Joinville
Desde sábado (26), Joinville registrou 340 milímetros de chuva, sendo que o esperado para o mês de novembro inteiro era de 220. Esse acumulado em poucos dias, fez com que vários bairros de Joinville registrassem pontos de alagamento, inclusive com água em residências.
Continua depois da publicidade
Até o momento, 145 pessoas estão em abrigos oferecidos pela prefeitura. Há também casos de pessoas que foram para a casa de parentes e amigos.
Santa Catarina continua em alerta por conta das chuvas que atingem o estado a cerca de quatro dias. De acordo com a Defesa Civil, em ao menos nove regiões há risco alto para deslizamentos, inundações e alagamentos nesta quarta-feira.
O motivo para a formação do fenômeno é a instabilidade na atmosfera alinhada com circulação marítima. Por isso, nesta manhã, há previsão de chuva intensa e persistente, segundo a Defesa Civil, principalmente no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Já durante a tarde, a precipitação se propaga em direção ao Sul a Serra catarinense.
Leia também
Continua depois da publicidade
Caminhoneiro é a primeira vítima identificada da tragédia na BR-376
Bombeiros cogitam ao menos 30 desaparecidos em deslizamento na BR-376, entre SC e PR