A cerimônia de encerramento da 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que aconteceu neste domingo (21), premiou os campeões em diversas categorias e entregou o troféu para a cidade campeã geral dos jogos. 

Continua depois da publicidade

Realizado pela primeira vez em Lages, na Serra catarinense, o evento reuniu cerca de 2,5 mil atletas de 74 municípios entre os dias 16 e 21 de setembro. A data de encerramento coincidiu ainda com o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Campeã geral

Joinville garantiu o título geral da competição, seguida por Itajaí, em segundo lugar, e Blumenau, em terceiro. A cidade anfitriã, Lages, encerrou sua participação em 10º lugar.

A prefeita Carmen Zanotto destacou a importância do momento para o município e para Santa Catarina. 

— Lages trabalhou muito para que tudo ocorresse bem. Agradeço de coração a presença de todos os atletas, técnicos e dirigentes que fizeram desta semana um marco para o paradesporto catarinense.

Continua depois da publicidade

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, também ressaltou o esforço coletivo na organização do evento. 

— Foi um trabalho árduo, mas extremamente gratificante.

O Parajasc 2025 deixa em Lages um legado de inclusão e visibilidade para os atletas com deficiência, além do fortalecimento da rede esportiva do estado.

Leia também

Estudantes vivenciam experiência inclusiva ao assistir ao Parajasc em Lages