Joinville passou Florianópolis e voltou a ser a cidade que registrou mais casos de coronavírus em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (14), o boletim do Governo do Estado divulgou que a maior cidade catarinense agora já contabilizou 37.056 testes positivos de Covid-19, enquanto a Capital computou 36.559.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp? Clique aqui
Joinville estava reduzindo o número diário de pessoas contaminadas entre outubro e novembro, enquanto a região da Grande Florianópolis apresentava um aumento nos casos. Agora, a cidade volta a aparecer no topo da lista, ainda que, segundo os dados estaduais, Florianópolis e Blumenau tenham números mais altos de casos ativos: 2.468 em Florianópolis e 1.741 em Blumenau.
Em Joinville, segundo o Estado, há 1.651 pessoas com coronavírus ativo. Nos dados da Prefeitura de Joinville, no entanto, este número é bem maior: são mais de 5 mil pessoas que foram recomendadas a ficar em isolamento social — sem contar os familiares que vivem com as pessoas com testes positivos para Covid-19, que também são orientadas a ficarem em casa.
Mais mortes
A cidade também registrou aumento no número de mortes de pessoas que contraíram coronavírus. Nesta segunda-feira, a atualização mostra 431 óbitos causados por complicações da doença. Em 1º de dezembro, o boletim estadual ainda mostrava menos do que 400 mortes. Em apenas duas semanas, 33 pessoas perderam a vida após contraírem Covid-19 na cidade.
Continua depois da publicidade
Florianópolis e Blumenau registraram números bem inferiores: 275 e 230 óbitos no total. A macrorregião com mais mortes ainda é o Sul do Estado, onde 834 mortes ocorreram desde o início da pandemia. A macrorregião do Planalto Norte e do Nordeste de Santa Catarina tem o segundo maior número, 771 falecimentos.