Restam cinco dias para que Joinville encerre a primeira etapa da imunização contra a gripe e a baixa procura preocupa o município. Segundo a prefeitura, 16,9 mil pessoas foram imunizadas de um total de 63,7 mil que formam o grupo prioritário. O número corresponde a 26,5%. O grupo inclui crianças com idades entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias) e profissionais da saúde.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Dessa forma, apenas 30,5% das crianças foram imunizadas. Entre as gestantes, 33,1%, puérperas, 29,4% e profissionais da saúde, 10,4%.
Até segunda-feira, 10 de maio, a Secretaria da Saúde de Joinville (SES) prossegue com a vacinação contra a gripe direcionada ao grupo prioritário.
A Secretaria da Saúde reforça a importância da imunização contra a gripe, já que a vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.
Continua depois da publicidade
> Por que a fila de espera por leitos de UTI Covid voltou a crescer em Joinville
A vacina tem o objetivo de reduzir os sintomas graves da doença e possíveis óbitos, sendo ainda mais importante durante a pandemia, evitando mais hospitalizações.
A vacinação contra a gripe está sendo realizada paralelamente à imunização da Covid-19. Entretanto, é fundamental respeitar o período de pelo menos 14 dias entre a aplicação de um imunizante e outro.
> Vacina contra a gripe: tire suas dúvidas sobre a campanha 2021
Dados da vacinação contra a gripe em Joinville até a última quinta-feira:
Crianças 6 meses a menores de 6 anos
Total: 43.848
Doses aplicadas: 13.362
Gestantes
Total: 5.861
Doses aplicadas: 1.940
Puérperas
Total: 963
Doses Aplicadas: 283
Trabalhadores da Saúde
Total: 13.099
Doses aplicadas: 1.364
Onde se vacinar
As pessoas pertencentes aos grupos prioritários podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou na Sala de Vacinação da Vigilância em Saúde, que fica na rua Abdon Batista, 172, Centro.
No site da Prefeitura de Joinville é possível encontrar os endereços e horários de funcionamento das UBSFs. É indispensável que os profissionais apresentem crachá, holerite ou declaração que comprove a atuação na área da saúde.
Continua depois da publicidade
> Critério para comprovar comorbidade para vacinação contra Covid não será único em Joinville
Não é necessário realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe. A utilização de máscara de proteção e a manutenção do distanciamento social nos locais de vacinação são imprescindíveis para garantir a segurança das pessoas envolvidas no processo de imunização.