Apesar desta quinta-feira (13) ter começado ensolarada em Joinville, no Norte de Santa Catarina, no meio da tarde, o tempo se transformou e o céu ficou coberto de nuvens carregadas e um temporal começou a cair. Poucos minutos depois, os moradores da cidade começaram a receber o alerta severo que indica risco de desastre devido às chuvas. Em 30 minutos, ruas já estavam alagadas na cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Entre os bairros atingidos pelo temporal estão o Centro, Bom Retiro, Iririú, Glória, América, Anita Garibaldi, Nova Brasília e Costa e Silva. Pelo menos dez ocorrências de quedas de árvores já foram registradas pela Defesa Civil. Além disso, há registro de ruas alagadas em diferentes regiões.

A operação do transporte coletivo no Terminal Central foi paralisada temporariamente por volta das 17h por causa do nível da água da chuva. Os demais terminais continuam operando normalmente.

A unidade de Pronto Atendimento 24 horas (PA Norte) está com a capacidade de atendimento reduzida por causa de infiltrações. Assim, casos mais graves estão sendo transferidos para outras unidades. Uma equipe de infraestrutura já está no local para fazer os reparos assim que as condições climáticas permitirem.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da chuva em Joinville

A Defesa Civil de Joinville elevou o nível do Plano de Contingência (Plancon) para o nível laranja às 17h10 desta quinta-feira (13). A mudança no estágio para o grau de “atenção” se deve ao número de ocorrências relacionadas com as fortes chuvas que afetam a cidade.

No início da manhã de quinta-feira (13), a Prefeitura de Joinville informou que a previsão de possibilidade de vento, granizo, alagamento e enxurrada no município segue válido até sexta-feira (14). 

Principalmente no verão, com a formação rápida de temporais, a orientação é acompanhar os alertas de curto prazo. As mensagens enviadas por SMS, têm uma função preventiva. Foi por meio destes comunicados que vários moradores receberam o “Alerta Severo”. Para receber, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual. 

Continua depois da publicidade

Em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar. Não transite em ponte submersas ou áreas alagadas. Próximo de morros e encostas fique atento aos sinais de risco de deslizamento que são postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo. Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e acione a Defesa Civil.

Veja vídeos

Previsão do tempo para sexta-feira (14)

De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira (14), a frente fria se afasta para o mar, mas ainda mantém a presença de nuvens em SC. Ainda assim o sol aparece, favorecendo a elevação das temperaturas e a formação de áreas de instabilidade, que voltam a provocar temporais isolados, com raios, rajadas de vento e chance de granizo, entre a tarde e à noite. As temperaturas diminuem em relação aos dias anteriores, mas ainda assim se aproximam dos 30°C na maioria das regiões.

Leia também

Pode tomar banho de mar na Vigorelli, a praia de Joinville?

Homem passa mal após ficar exposto ao sol e morre em Joinville

Câmera de segurança flagra assaltante atirando contra frentista durante roubo em Canoinhas