nsc
an

Saúde

Joinville tem aumento de mortes por Covid em julho; casos ativos caem pela metade

Número de vítimas subiu pelo segundo mês consecutivo, mas ainda está longe dos piores cenários da pandemia

04/08/2022 - 06h00

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Leito de hospital em Santa Catarina
Joinville registrou 16 mortes por Covid em julho
(Foto: )

Joinville teve aumento no número de mortes por Covid pelo segundo mês consecutivo em julho. Apesar de ainda estar em um dos melhores cenários desde o início da pandemia, a cidade teve 16 vítimas que morreram por complicações da doença durante o mês. Os dados são do governo do Estado.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As vítimas durante julho foram dez mulheres, com idade de 37 a 92 anos, e seis homens, de 60 a 79 anos. Apenas duas delas não apresentavam comorbidades, de acordo com o Estado.

As mortes foram registradas, principalmente, na primeira quinzena do mês, quando 13 pessoas perderam a vida por causa da Covid, enquanto as outras três aconteceram na segunda metade de julho.

O número de mortes vinha em queda desde fevereiro, mas voltou a subir em junho e agora se manteve em alta. O aumento foi de 33%, mas o número ainda está dentro do patamar apresentado no início da pandemia. Desde o começo da disseminação do vírus, apenas cinco meses tiveram menos de 16 óbitos, por exemplo.

No total, 2.291 vítimas perderam a vida por complicações da Covid desde o início da pandemia em Joinville, sendo o município com mais mortes em Santa Catarina.

Veja os números por mês:

Os dados são do governo do Estado e podem sofrer alterações ao longo do tempo, caso haja registros de mortes anteriores que sejam incluídas no sistema posteriormente.

Casos ativos caem pela metade

Se as mortes apresentam aumento, o número de casos ativos caiu pela metade desde o início de julho, quando foram registradas 1,5 mil pessoas diagnosticadas com o vírus em Joinville. Um mês depois, a cidade tem 768 casos ativos, segundo atualização do governo do Estado da última terça-feira (2).

A queda também impacta na ocupação dos hospitais na cidade. Neste momento, 53% dos leitos adultos de UTI para Covid estão ocupados nas unidades públicas e privadas da cidade. Entre os pacientes internados, nove foram diagnosticados com a doença, seis casos são suspeitos e outros 14 já foram descartados, mas ainda permanecem nos leitos.

No caso das enfermarias, a ocupação é de 34% nos leitos adultos para Covid. São 13 pacientes já descartados para a doença e outro com teste positivo para coronavírus. Os dados são da prefeitura de Joinville.

Leia também:

Joinville tem 20 postos de saúde com falta de médicos ou enfermeiros; veja quais

Moradores fazem fila de madrugada para receber atendimento médico em bairro de Joinville

Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado em Joinville

Colunistas