Joinville vai implantar um Ambulatório Pós-Covid-19 para atender pessoas que apresentam alguma fragilidade física ou emocional causada pelo coronavírus. O serviço será oferecido pela Secretaria da Saúde, em parceria com instituições de ensino superior da cidade. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Inicialmente, o serviço será para pacientes que tiveram a doença, estiveram internados em UTI, na rede pública ou privada, e apresentam sequelas como comprometimento respiratório ou motor. Na sequência, o atendimento será ampliado para todos aqueles que tiveram a doença e ficaram com algum tipo de sequela.

As unidades do Ambulatório Pós-Covid-19 funcionarão em instituições de ensino que oferecem cursos de medicina, fonoaudiologia e fisioterapia. Entre as parceiras já alinhadas, estão a Universidade da Região de Joinville (Univille), Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Faculdade Anhanguera de Joinville e UniSociesc.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Joinville, Chana Beninca, o objetivo é atender a todas as pessoas que apresentam alguma fragilidade causada pela Covid-19 e que necessitam de acompanhamento mais específico, com auxílio das especialidades de neurologia, cardiologia e psiquiatria.

Continua depois da publicidade

> Joinville chega a 68 internados por coronavírus, maior número em 40 dias

– Já temos uma lista com aproximadamente dois mil pacientes que estiveram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais públicos e particulares de Joinville. Alguns já são acompanhados pela rede de saúde do município, mas queremos oferecer um olhar mais especializado, inclusive para pessoas atendidas na rede particular – explica Chana.

A equipe da Secretaria da Saúde iniciou os contatos por telefone, com os pacientes que ficaram internados em UTIs. Por isso, a Secretaria da Saúde reforça a importância de os usuários manterem suas informações cadastrais atualizadas junto às Unidades Básicas de Saúde da sua região. Após avaliação e identificação das fragilidades apresentadas, será iniciado o agendamento junto às especialidades indicadas.