nsc
an

Pandemia

Joinville termina setembro com alta no número de mortes por Covid-19

Após quatro meses em queda, óbitos voltaram a crescer em agosto na cidade e mantiveram tendência de aumento no mês passado

08/10/2021 - 06h00

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Enfermeiros em leito de hospital com paciente
Número de mortes por coronavírus cresceu pelo segundo mês consecutivo em Joinville
(Foto: )

Joinville terminou setembro com alta no número de mortes por Covid-19. Foram 135 pessoas que perderam a vida por complicações causadas pela doença, o que representa um aumento de 20 óbitos em relação ao mês anterior, de acordo com os dados do Governo do Estado.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Setembro foi o segundo mês consecutivo com aumento no número de mortes em Joinville. Em agosto, os óbitos já tinham passado de 92 para 115.

Os dados dos últimos dois meses mostram uma tendência diferente do que foi observado entre março e julho, quando houve quatro quedas seguidas no número de mortes, saindo de 316 para 92 neste período.

O mês de setembro foi o quarto com maior número de óbitos por Covid desde o início da pandemia, no início de 2020. Apenas março, abril e maio de 2021 tiveram mais pessoas que morreram por causa da doença.

A média de idade dos mortos por Covid-19 em setembro foi de 65 anos. No total, foram 89 vítimas com mais de 60 anos e outras 46 pessoas com idade entre 24 e 59 anos.

Recuo no número de casos ativos e ocupação de UTI

Por outro lado, o número de casos ativos quase caiu pela metade ao longo do último mês. Nos dados da prefeitura de Joinville, existem 852 pessoas infectadas pelo coronavírus neste início de outubro. Já em nos primeiros dias de setembro, eram 1,5 mil casos na cidade.

Um dos fatores para o recuo dos casos ativos foi o avanço da vacinação. Os dados do governo estadual apontam que 72% da população joinvilense recebeu a primeira dose. Em relação à segunda dose, são 40% dos habitantes já imunizados.

Outro indicador que apresentou melhora no último mês foi a ocupação dos leitos de UTI em Joinville. No começou de setembro, 152 pessoas estavam internadas para tratamento intensivo no município, incluindo leitos públicos e privados. Já no início de outubro, são 141 internados na UTI. 

Leia também:

SC tem mais de 390 policiais militares que se recusaram a tomar a vacina contra Covid

Saiba como emitir certificado de vacinação Covid pelo Conecte SUS

Risco de pegar Covid aumenta em quase cinco vezes ao não se vacinar, diz estudo

Uso de máscara por artistas deixa de ser obrigatório durante apresentações em SC

Colunistas