nsc
an

Pandemia

Joinville recebe doses da vacina Pfizer pela primeira vez

Até agora, município havia recebido imunizantes da Coronavac e Astrazeneca

11/05/2021 - 09h51 - Atualizada em: 11/05/2021 - 11h02

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Vacina Pfizer, desenvolvida pelo laboratório BioNtech
Vacina Pfizer, desenvolvida pelo laboratório BioNtech
(Foto: )

Joinville recebeu no fim da manhã desta terça-feira (11) o primeiro lote com vacinas da Pfizer para imunizar a população contra o coronavírus. São 4,6 mil doses destinadas à maior cidade de SC de um lote com 39.780 doses recebido pelo governo do Estado na noite da última segunda-feira.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

> As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

É o segundo lote da Pfizer que chegou ao Estado, mas é a primeira vez em que outras cidades, além de Florianópolis e São José, receberão a vacina. É o caso de Joinville, Blumenau e Tubarão, que até agora haviam recebido apenas imunizantes da Coronavac e Astrazeneca.

As vacinas da Pfizer estão sendo distribuidas apenas para cidades em que há estrutura física de parceiros como universidades e laboratórios privados para armazenamento do produto em ultracongeladores. Segundo o Estado, todo os municípios também foram treinados para receber as doses.

> Centro de Triagem de Joinville será transformado em Central de Imunização da Covid-19

A vacina produzida pelo laboratório Pfizer chegou a Santa Catarina a uma temperatura de -20ºC. As doses podem ser mantidas assim por até 14 dias, por isso a necessidade dos ultracongeladores. Antes da aplicação, elas devem ficar a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de até cinco dias.

As doses da Pfizer servirão para dar continuidade à vacinação das pessoas com comorbidades, com a aplicação da primeira dose (D1). A segunda dose (D2) deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Leia também

> Hospitais de campanha de Joinville serão mantidos para atendimento geral, além de Covid

> Joinville inicia vacinação contra gripe para pessoas acima de 60 anos e professores

Colunistas