Joinville foi a cidade escolhida para sediar a etapa nacional da World Robot Olympiad (WRO) de 2026, a olimpíada internacional de robótica. São esperadas mais de 150 equipes na competição marcada para agosto deste ano.
Continua depois da publicidade
Veja fotos das últimas edições da etapa nacional da olimpíada de robótica
O tema do ano será Robots Meet Culture, que dará enfoque na relação entre a robótica e a cultura, com cada categoria trabalhando o tema de forma diferente. André Brandão Sala, CEO da Robomind, explica que a expectativa para esta edição é ultrapassar 150 equipes.
— Essa etapa vai dar vaga para o mundial. Joinville é uma cidade estratégica no estado para receber esse evento, próxima a Curitiba, além de possuir aeroporto — explica.
O evento classifica os estudantes para dois campeonatos internacionais: o Open Américas que neste ano acontece na Califórnia, de 25 a 27 de setembro; e a final mundial do WRO, realizada em Porto Rico, de 8 a 10 de dezembro.
Uma das maiores novidades deste ano é a inclusão de uma nova categoria, a RoboSports, em que as equipes competem na modalidade de tênis de mesa, em dupla, utilizando robôs que devem ser construídos com materiais robóticos que se enquadram nos critérios. A cada cinco equipes inscritas, haverá uma vaga internacional.
Continua depois da publicidade
Além da RoboSports, a olimpíada segue com as outras categorias já trabalhadas no ano anterior, que são a Robomission, em que os alunos desenvolvem robôs e cumprem um circuito de provas em tempo real, e a Future Innovators, direcionada para apresentação de projetos, como em uma feira de ciências, com estande, com os participantes desenvolvendo e apresentando a um grupo de jurados as próprias soluções robóticas relacionadas ao tema da temporada.
Crianças e jovens de 8 a 19 anos de todo o Brasil podem formar equipes e participar. As inscrições serão abertas em breve.







