Laysa Peixoto, 22 anos, é a primeira mulher brasileira a ir ao espaço e o terceiro astronauta do Brasil a ir fora da Terra. A jovem fará parte do voo inaugural da turma de 2025 da Titans Space. O anúncio foi feito em suas redes sociais nesta quinta-feira (06).

Continua depois da publicidade

A missão tem previsão para acontecer em 2029, mas a jovem mineira já está em preparação.

— É uma enorme alegria representar o Brasil como astronauta em uma era tão decisiva da exploração espacial, que mudará para sempre a história da humanidade. É uma honra levar a bandeira do Brasil comigo como a primeira mulher brasileira a cruzar essa fronteira — disse Laysa.

A cientista começou sua carreira em 2020, quando conquistou a segunda colocação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Austronáutica. Também a terceira posição na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Aos 18 anos, em 2021, Laysa obteve reconhecimento internacional ao descobrir um novo asteroide em uma campanha da Nasa. Recebendo até mesmo uma homenagem com o nome de LPS0003.

Continua depois da publicidade

Em 2022, conseguiu concluir o programa internacional da Nasa e, em 2023, apareceu na lista da Forbes que dá destaque a estudantes com menos de 30 anos que fizeram mudanças no mundo.

Laysa é premiada internacionalmente

Antonietas

Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia mais

Dezenas de escorpiões-amarelos venenosos são achados em mutirão em bairro de cidade de SC