Morreu na manhã desta sexta-feira (4) o jovem Ryan Hodecker, de 23 anos. Ele atuava como Pelznickel em Guabiruba, ajudando a manter viva uma tradição natalina. A Sociedade do Pelznickel divulgou nota lamentando a partida prematura do rapaz e informou que ele enfrentava problemas cardíacos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Amigos contam que Ryan sempre foi uma presença marcante na Sociedade do Pelznickel. Descrito como uma pessoa cheia de entusiamo e extremamente prestativa, ele participava ativamente da organização do evento. Tudo sempre com boa vontade e espírito de equipe, relatam os colegas.
“Sua dedicação e paixão pela cultura e compromisso com a sociedade jamais serão esquecidos. Ryan deixa um legado de carinho, comprometimento e amizade, que permanecerá vivo na memória de todos que conviveram com ele”, disse a Sociedade do Pelznickel em nota.
Continua depois da publicidade
Ryan passou mal em casa, no bairro Aimoré, por volta das 6h30min. Os bombeiros foram chamados e a suspeita era de uma parada cardiorrespiratória. Ele acabou não resistindo. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
O que é Pelznickel?
O Pelznickel, também chamado de Papai Noel do Mato, é uma tradição dos imigrantes alemães. Conforme diz a lenda, ele é um ajudante de São Nicolau que, ao entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata e invade as ruas da cidade.
A figura folclórica vive coberta de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, tem chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. O Pelznickel aparece para recompensar aqueles que foram bonzinhos ou amedrontar e cobrar obediência de quem aprontou ao longo do ano.
A pequena cidade de Guabiruba, no Vale do Itajaí, tem o título de Capital Catarinense do Pelznickel. Todos os anos, o personagem ganha atenção especial no Natal, com uma programação especial no município, como mostram as fotos abaixo.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Ex-tenista e pai do cantor Vitor Kley morre aos 66 anos em SC



















