Um rapaz de 21 anos inventou um assalto para justificar o motivo de ter perdido o próprio salário e o da esposa. O que ele não esperava era ser desmascarado pela Polícia Civil. O caso, no mínimo inusitado, ocorreu em Gaspar, no Vale do Itajaí, e veio a público nesta terça-feira (17), quando a “suposta vítima” acabou denunciada por falsa comunicação de crime.
Continua depois da publicidade
A mentira começou no dia 7 de junho, quando o rapaz fez uma denúncia de roubo à Polícia Civil. Ele contou ter sido atacado violentamente por três homens, os quais levaram cerca de R$ 4,2 mil. O valor era referente ao salário dele e da companheira. No relato, chegou a dizer que apanhou dos ladrões e, inclusive, apresentou as lesões aos policiais quando registrou a ocorrência.
Mas não demorou até o Setor de Investigação da Delegacia de Polícia de Gaspar descobrir que a história era totalmente falsa. Ao ser confrontado com as provas, o rapaz confessou ter mentido. Ele revelou ter perdido o valor apostando no “Aviãozinho”, um jogo de azar por meio de um aplicativo de celular. A solução encontrada então para a esposa não brigar foi inventar um assalto.
Diante da confissão e das evidências, o delegado Filipe Martins, responsável pelo caso, autuou o homem por falsa comunicação de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal. Foi registrado um Termo Circunstanciado e o rapaz responderá pelo delito. O policial frisa que falsas comunicações de crime provocam a utilização indevida do aparato policial:
— O denunciante será responsabilizado criminalmente, uma vez que esse tipo de conduta prejudica a sociedade ao desviar recursos e atenção da polícia de casos reais que demandam atendimento imediato.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Apostas online levam brasileiros a gastar cerca de R$ 20 bilhões, diz Banco Central
Empresário, advogado, PM e “cobrador” estão no centro de caso de agiotagem em Blumenau