O soldado Bryan Damazo, de apenas 18 anos, morreu após um acidente com um artefato explosivo nas instalações do Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras, no Planalto Norte catarinense. O caso aconteceu por volta das 11h desta quinta-feira (23).

Continua depois da publicidade

De acordo com a 5ª Região Militar do Exército do Brasil, o acidente causou ferimentos graves no soldado, que recebeu os primeiros socorros por uma equipe médica ainda no local. Em seguida, Bryan foi levado por colegas até a Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Três Barras. No local, uma equipe do Samu foi acionada para transferir a vítima a outro hospital. No entanto, o jovem não resistiu e morreu dentro da ambulância.

Veja fotos

“O Comando da 5ª Região Militar determinou a instauração de Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do ocorrido, e também deslocou ao Campo de Instrução Marechal Hermes uma equipe de apoio interdisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, capelão militar e oficial superior, com a finalidade de prestar assistência à família e acompanhar os desdobramentos junto à direção da Organização Militar”, afirmou o Exército em nota.

Ainda não há informações sobre qual o artefato explosivo que Bryan manuseava, nem se ele participava de algum treinamento militar no momento. Segundo o comando, o IPM irá definir o que levou ao acidente.

Também não foram divulgados detalhes sobre velório e sepultamento.

Continua depois da publicidade

Veja na íntegra posicionamento do exército

O Comando da 5ª Região Militar informa que, na manhã de 23 de outubro de 2025, por volta das 11 horas, ocorreu um acidente nas instalações do Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras-SC, envolvendo um artefato explosivo.

O incidente resultou em ferimentos graves em um Soldado, que recebeu os primeiros socorros no local da equipe médica do próprio Campo de Instrução Marechal Hermes, sendo encaminhado em seguida ao Pronto Atendimento da Unidade de Saúde Central de Três Barras-SC. Apesar dos esforços das equipes médicas locais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o militar veio a óbito durante o deslocamento para o Hospital de Mafra-SC.

O Comando da 5ª Região Militar determinou a instauração de Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do ocorrido, e também deslocou ao Campo de Instrução Marechal Hermes uma equipe de apoio interdisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, capelão militar e oficial superior, com a finalidade de prestar assistência à família e acompanhar os desdobramentos junto à direção da Organização Militar.

A 5ª Região Militar e o Campo de Instrução Marechal Hermes expressam profundo pesar pela tragédia e manifestam solidariedade à família e aos amigos.

Continua depois da publicidade