Seis jovens catarinenses embarcaram para o Rio de Janeiro nesta terça-feira (16) para representar o Estado nas Competições Nacionais do Senac 2025, que englobam diversas áreas de atuação, como estética, saúde e cozinha. Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Santa Catarina, os catarinenses concorrem para vagas em um campeonato na China.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Senac, o evento deve acontecer no RioCentro de 17 a 21 de setembro, no Rio de Janeiro. Os sete catarinenses e os outros competidores do país deverão realizar provas alinhadas às exigências do mercado em 10 áreas diferentes.
No total, serão 110 competidores de 23 estados do país, mais o Distrito Federal. Com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal Competições Senac 2025, a previsão é que 4 mil pessoas visitem o pavilhão 4 do RioCentro diariamente, segundo a organização do evento.
Padre Fábio de Melo fará show gratuito no aniversário de 100 anos de Criciúma
O vencedor do reality da Globo “Chefe de Alto Nível” e chef executivo do Senac nacional, Luiz Lira, estará presente nas provas de cozinha. A chef Arika Messa, docente do Rio Grande do Sul e finalista do reality, também irá prestigiar o evento.
Continua depois da publicidade
Além do título nacional, os ganhadores de sete das 10 áreas serão presenteados com uma vaga na maior competição internacional de habilidades do mundo, a Worldskills Competition, que ocorre em Xangai, na China em 2026.
Quem são os representantes de SC
Em 2024, os jovens passaram por seletivas estaduais realizadas pelo Senac e, desde então, são treinados diariamente por professores da área. Nesta edição, Santa Catarina participa com seis ocupações, com os alunos:
- Larissa Laubenstein, de Rio do Sul, como Florista;
- Vitória Vieira Bez Fontana, de Criciúma, na Cozinha;
- Emanoela Rodrigues Erthal, de Blumenau, em Serviço de restaurante;
- Mariana da Maia Kit, de Porto União, em Estética e bem-estar;
- Maria Eduarda Tavares, de Blumenau, Cuidados de saúde e apoio social;
- João Victor Gomes Izidoro, de Tubarão, em Informática para internet.
Continua depois da publicidade
“Informática para internet” é uma ocupação nova neste ano. As outras cinco, mais tradicionais, valem vaga na Worldskills. Em 2024, a competição foi realizada em Lyon, na França, e contou com 60 países participantes.
Para Vitória Vieira Bez Fontana, de 21 anos e natural de Criciúma, a rotina de preparação foi intensa.
“Percebi que seria uma oportunidade para eu crescer no ramo, então resolvi aceitar o desafio. Quando passei na seletiva estadual, tive que abrir mão de algo para me dedicar ao que eu tanto sonhava. Então, em março deste ano, já treinando para a nacional, resolvi me desligar da empresa que trabalhava e me dedicar totalmente à competição. O apoio da minha família foi muito importante” diz Vitória.
Navio carregado de containers é arrastado por vento forte em porto de SC
João Victor Gomes Izidoro, de 19 anos, é natural de Tubarão e iniciou seu caminho na Tecnologia da Informação quando fez o curso de Jovem Programador no Senac, em 2023.
Continua depois da publicidade
“Comecei a levar a atividade mais a sério após começar o curso Jovem Programador e descobrir que era algo que eu realmente gostava de fazer. Daí para a frente sempre pensei em fazer disso minha profissão” afirma o jovem.
Assim como os outros representantes, João também se preparou para a competição acompanhado de profissionais do Senac.
“O início da preparação foi feito com projetos, em que eu treinava para algumas das provas que sabíamos que teriam na competição. Quando foi terminado o projeto-teste, começamos a treinar por ele, construindo o projeto final da competição”, conta João.
Leia mais
Trabalhador morre após ser atingido por peça de máquina em SC
Pastor de SC, autor de Café com Deus Pai, deve lançar 6° volume do devocional mais vendido do país





