nsc
dc

Nova Veneza

Jovens e cães são resgatados de helicóptero após se perderem em trilha em Nova Veneza; veja o vídeo

As quatro pessoas precisaram passar uma noite na mata fechada

15/04/2021 - 15h22 - Atualizada em: 15/04/2021 - 15h30

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Grupo balançou uma árvore para que equipe de resgate os enxergasse na mata fechada
Grupo balançou uma árvore para que equipe de resgate os enxergasse na mata fechada
(Foto: )

Quatro jovens e dois cachorros foram resgatados de helicóptero na manhã desta quinta-feira (15) em uma mata fechada de Nova Veneza, cidade distante cerca de 30km de Criciúma, no Sul de SC. O grupo se perdeu ainda na tarde de quarta-feira, enquanto fazia trilha na região, e precisou passar a noite no local. Todos passam bem. 

> Receba as notícias do NSC Total pelo WhatsApp; clique e saiba como

> Lamborghini flagrado a 160km/h pela polícia em SC pode custar até R$ 3 milhões

Segundo informações da Polícia Civil, os jovens foram encontrados pela equipe de Serviço AeroPolicial próxima a barragem do rio São Bento, durante uma varredura no perímetro no início da manhã. Familiares chegaram a procurar por eles ainda na quarta à noite, com ajuda do Corpo de Bombeiros, mas o grupo não foi localizado.

Com sinal de celular, que por vezes permitia alguma comunicação, o grupo perdido conseguiu informar um ponto de referência para a equipe começar as buscas. Os jovens foram encontrados após a equipe de resgate perceber o movimento em uma copa de árvore, forçado pelo grupo perdido. 

Ao confirmar que as quatro pessoas estavam sem ferimentos, um dos socorristas desceu por rapel e começou a retirada individual dos jovens. 

Assista abaixo:

A operação demandou quatro manobras de extração. Em cada resgate, uma vítima foi conectada ao tripulante operacional, enquanto o helicóptero pairava sobre a área até começar a ganhar altitude e içar a dupla. Em seguida, a aeronave percorria dois quilômetros até encontrar um local seguro para pouso e retornava para o próximo socorro. 

> Bebê nasce dentro do carro em frente a hospital de Blumenau

> Pedra gigante atinge agricultor durante deslizamento no Sul de SC

As vítimas foram atendidas pela equipe médica do Sara Sul, que trabalha junto ao Saer Sul da Polícia Civil, e possui todos os equipamentos de uma UTI Móvel. Após serem examinados constatou-se estarem sem ferimentos e em bom estado emocional e foram liberados para seus familiares.

Os cães também não registraram nenhum ferimento e passam bem. Eles permaneceram imóveis durante o deslocamento, auxiliando a operação. 

Leia mais

UFSC planeja vestibular presencial para o segundo semestre de 2021

Bombeiro supera Covid-19 e é homenageado por colegas em Lages; veja vídeo

Colunistas