O mês de julho ganha a cor verde como forma de conscientização e prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço. O termo genérico engloba os tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe, nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Este último tipo, por exemplo, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima pelo menos 16 mil novos casos por ano no país. Já o câncer na cavidade oral foi a causa da morte de mais de 6 mil brasileiros em 2020. Conheça, neste texto, a importância da campanha Julho Verde, bem como fatores de risco, sintomas e como prevenir o câncer de cabeça e pescoço. 

Continua depois da publicidade

Conheça a campanha Julho Verde 

O Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço. Esses representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)Diante do cenário, a Federação Internacional de Sociedades de Oncologia de Cabeça e Pescoço definiu o dia 27 de julho como data de conscientização e prevenção contra essas doenças. 

Outro objetivo é despertar para o diagnóstico precoce, tão importante para a cura, mas ainda negligenciado. Em média, sete a cada 10 casos são diagnosticados em estágio avançado, de acordo com o Inca

Fatores de risco e sintomas

Segundo o Inca, o tabagismo, o etilismo — cerca de 80% dos casos — e a infecção pelo HPV (vírus do papiloma humano) são os fatores de risco mais frequentes para esse tipo de câncer. A má higiene bucal e a desnutrição também estão associados às doenças. 

Continua depois da publicidade

Nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta, dificuldade para engolir e até alterações na voz são possíveis sintomas. Como esses sinais podem estar ligados a outras doenças, o mais indicado é procurar atendimento médico, especialmente se persistirem por mais de 21 dias. 

Assim como outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Ainda conforme o Inca, a sobrevida pode cair pela metade em cinco anos em estágios avançados. Por isso, o Julho Verde evidencia a importância da prevenção.

Como evitar câncer de cabeça e pescoço

Manter hábitos saudáveis é o primeiro passo. Quando o assunto é prevenção de câncer de cabeça e pescoço, deve-se, principalmente, evitar fumar e consumo de álcool. Veja formas de proteger-se, conforme campanhas do Julho Verde:

Continua depois da publicidade

1. Não fumar

Isso porque o fumante tem cinco vezes mais chances de desenvolver esses tumores, afirma o Inca. 

2. Evitar consumo de bebidas alcoólicas

O etilismo pode representar até 80% dos casos. Se o consumo de tabaco for associado ao de álcool, o risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço sobe para dez vezes.

Continua depois da publicidade

3. Manter boa higiene bucal

A má higiene bucal também é fator de risco para surgimento de tumores. Hábitos como escovar os dentes várias vezes ao dia e ir ao dentista regularmente são essenciais. 

4. Usar preservativo nas relações sexuais

O vírus do papiloma humano, chamado de HPV, está associado a diversos tipos de cânceres, do colo do útero à mucosa nasal. Pode ser evitado com uso de preservativo (camisinha) durane relações sexuais, incluindo orais. 

5. Prestar atenção nos sintomas

Câncer de cabeça e pescoço pode ser silencioso em estágios iniciais. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e procurar avaliação médica se notar algo diferente.

Continua depois da publicidade

Leia mais 

5 alimentos ricos em vitamina D para consumir durante o inverno

As celebridades que já venceram a batalha contra o câncer

10 alimentos que ajudam na prevenção do câncer

Destaques do NSC Total