nsc
nsc

Confraria Itapema

La Spezia traz cores e aromas que inspiram em Florianópolis

Conheça um pouco da província italiana, uma poesia de paisagem

16/09/2020 - 15h40 - Atualizada em: 16/09/2020 - 16h19

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Confraria Itapema
(Foto: )

Entre Gênova e Pisa, no Norte da Itália, vigiada pelo Monte Parodi, o mar da Ligúria encontra terra firme em uma combinação única entre natureza e arquitetura. Fundados sobre costões rochosos em declive, vilarejos seculares formam o circuito da Cinque Terre. Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore são como cinco estrofes poéticas da rota turística da Província de La Spezia, conhecida por Golfo dos Poetas.

A natureza dos versos desse poema paradisíaco, que atraiu e inspirou muitos nomes da literatura, compõe as cinco milhas de costa rochosa e vinhedos com praias de areia, cascalho e águas cristalinas, avistadas por beirais de casas coloridas.

La Spezia encanta todos os sentidos

Na Itália, Cinque Terre fica a 400 km de Roma e pode ser acessado por trem, a partir da Estação Tiburtina, via Estação Central de Pisa, chegando à Central de La Spezia, cidade com cerca de 100 mil habitantes e que foi considerada por Napoleão Bonaparte como o melhor porto do mundo. Atualmente, a capital da província é uma das principais bases navais do país e desenvolveu-se sob influência de inúmeras civilizações desde a Idade do Bronze.

Confraria Itapema
As focaccias são famosas na região
(Foto: )

Com o nome de Especiaria, em tradução para o Português, a região de La Spezia encanta todos os sentidos, com aromas e sabores que são próprios dos lígures. Por lá, é possível experimentar a mesciua, uma sopa que originalmente era preparada com cereais e leguminosas, mas que hoje leva mariscos e peixes. O troffie é massa típica e vai muito bem servida com vinhos cor de âmbar, fabricados a partir dos parreirais que são o verde no cinza dos costões da região. Outras pastas em destaque são as focaccias e os crosetti, servidos com azeites extraídos dos terrenos mais altos da província, acompanhado de molho pesto.

Cores que formam mosaicos no Golfo dos Poetas

O primeiro burgo das Cinque Terre alcançados pelos turistas é Riomaggiore. As casas de três a quatro andares são coloridas como em toda parte do golfo e formam um mosaico único. O mesmo padrão de casas-torre são percebidos em Monarola, a segunda vila no caminho, mas ali a harmonia com a natureza não encontra paralelo. Instaladas em um promontório rochoso, o lugar proporciona um ar romântico e charmoso, que convida a uma trilha pela Via dell'Amore, onde é possível desfrutar da suavidade do clima mediterrâneo.

De Corniglia, é possível avistar os outros quatro vilarejos que formam o circuito Cinque Terre e, por isso mesmo, alcançá-la requer uma pernada por uma escadaria com 33 rampas e 377 degraus. Seu centro urbano é mais rural, com casas baixas e guarda entre suas preciosidades arquitetônicas a igreja paroquial de San Pietro.

A próxima estrofe do Golfo dos Poeta é Vernazza, com ruas íngremes e estreitas que convergem para uma simpática praça no porto. Um dos símbolos da vila é o castelo Doria, que remete à Idade Média.

Com construções tão antigas quanto Vernazza está Monterosso, o ponto final do passeio deslumbrante. Coberta por vinhas e oliveiras, o lugarejo é privilegiado por praias com águas cristalinas. A torre Aurora, na colina San Cristoforo, divide a vila em um lado medieval e outro mais moderno, com mansões que se estendem ao longo da praia. Ainda restam três das treze torres que delinearam o burgo no século XVI e a visita está em qualquer guia sobre o lugar.

Combinações que inspiram

As cores e aromas de La Spezia criam uma combinação única, que inspirou o mais recente empreendimento da construtora Formacco, construído no bairro Saco Grande, próximo a um dos polos tecnológicos de Florianópolis. O residencial, que recebe o nome referenciando a cidade, traz curvas e cores que remetem a uma viagem pela província italiana.

La Spezia
As curvas, cores e aromas da região inspiram o empreendimento La Spezia
(Foto: )

Os mesmos detalhes inspiram a participação da Formacco na Confraria Itapema, o evento mais charmoso de Florianópolis. Os mosaicos que compõem a nova edição, que acontece em formato inédito neste ano, conversam com o conceito valorizado pela construtora e que refletem na obra mais aguardada da capital catarinense.

Conheça mais sobre o La Spezia

Confira a programação da Confraria Itapema

Colunistas