nsc
hora_de_sc

Saúde

Lábios ressecados? O que pode ser e como resolver

Existem muitas causas potenciais para os lábios rachados, confira algumas delas

19/05/2021 - 09h44 - Atualizada em: 19/05/2021 - 09h45

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Os lábios tendem a ficar mais ressecados durante o frio devido ao tempo seco
Os lábios tendem a ficar mais ressecados durante o frio devido ao tempo seco
(Foto: )

O inverno está chegando, então dê à delicada pele de seus lábios um pouco de tratamento extra. Neste período está região costuma rachas. Os lábios ressecados são o principal fato para que isto ocorra. Veja o que pode ser e o que é necessário fazer para evitar que eles fiquem desta froma.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A chegada do Outono-Inverno

Por um tempo, não parecia que era inverno de verdade. Porém, com alguma frente fria e vento sul vindo, estamos entrando na parte mais fria do ano. Com isso, muitos problemas de pele começam a aparecer. 

Uma das queixas mais comuns de cuidados com a pele durante o outono-inverno são os lábios rachados e secos. Se você experimentou lábios rachados e secos durante o inverno, saiba que não está sozinho. 

Embora os lábios rachados possam ocorrer durante todo o ano, o tempo frio tende a ressecar a pele, incluindo os lábios. 

Mas, o que são lábios rachados?

Lábios rachados são essencialmente quando seus lábios ficam secos ou avermelhados. Isso pode ser muito doloroso e, francamente, irritante. Existem muitas causas potenciais para os lábios rachados. Algumas delas incluem: 

Irritação da pele; 

Alergias; 

Exposição excessiva ao sol; 

Infecções; 

Certas condições, como doenças auto-imunes. 

No entanto, talvez o mais comum seja a falta de umidade, e que está associada a uma das irritações anteriores - uma receita fácil para os lábios rachados.

> FOTOS: confira galeria de imagens da neve em Santa Catarina

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Por que os lábios racham no frio?

A falta de umidade nos lábios geralmente está relacionada ao clima. Durante o inverno, o ar seco e frio faz com que a pele seque e isso pode causar estragos na pele mais frágil, como dos lábios.

Além disso, é mais comum esquecer de proteger os lábios do sol durante o inverno, embora o protetor solar seja uma necessidade o ano todo. A superexposição ao sol e desidratação ou pele ressecada podem causar rachaduras dolorosas nos lábios, além do vermelhidão e irritação. 

Então, o que você pode fazer para evitar lábios rachados? 

Tente seguir essas dicas e tratamentos para garantir lábios macios durante todo o outono-inverno.

> Neve em SC: “As pessoas estão sedentas por sair de casa, querendo turismo”, diz presidente da Santur

> Expectativa de neve leva turistas a Urupema, na Serra Catarinense

Tratamentos e dicas para evitar os lábios ressecados

Como vimos, o período do inverno pode realmente ser uma época do ano brutal para os seus lábios. Não é nenhuma surpresa quando você pensa sobre o porquê. O ar frio, o vento mais gelado e o ar seco, conspiram para deixar seus lábios rachados e secos.

Por exemplo, ao sair para o frio, você pode tomar medidas para cobrir o resto do seu corpo e rosto. Muitas vezes, sua boca é uma das últimas coisas que você cobre. Às vezes, você pode nem mesmo fazer isso, deixando seus lábios expostos às duras condições do frio.

Tratamento para lábios ressecados no inverno
Tratamento para lábios ressecados no inverno
(Foto: )

Acrescente a isso o fato de que seus lábios não são do mesmo tipo de pele que o resto de seu rosto e corpo. Na verdade, os lábios são um tipo especial de pele muito fina e delicada, o que significa que eles realmente exigem um pouco de proteção extra.

Então, aqui estão seis dicas para manter seus lábios macios e saudáveis ​​durante todo o inverno:

> Sequelas da Covid: entenda tudo que sabemos sobre

1. Não lamba seus lábios! 

Quando seus lábios estão secos, é natural querer lambê-los para torná-los úmidos. Mas lamber os lábios tem, na verdade, o efeito oposto. Uma vez que você coloca saliva nos lábios, ela realmente os faz secar mais rápido, tornando os lábios ainda mais secos em geral. Além disso, as enzimas que estão na saliva e que são destinadas a digerir os alimentos são irritantes para os lábios.

2. Use um protetor labial à base de pomada

Isso bloqueará a umidade e ajudará a curar rachaduras na pele. Procure uma pomada cicatrizante que contenha vaselina, óleos essenciais ou glicerina. Outro ingrediente importante é o protetor solar específico. 

Apesar das temperaturas mais baixas, o sol ainda brilha no inverno. Seus lábios ainda podem queimar e são mais suscetíveis a queimar mais do que o resto do rosto, pois a pele é mais fina e delicada.

Evite protetores labiais que contenham cânfora, eucalipto e mentol. Esses ingredientes inicialmente são calmantes, mas, na verdade, ressecam os lábios e pioram o problema. Quando seus lábios ficam mais secos e irritados, você aplica mais desse tipo de protetor labial e o ciclo continua.

3. Não morda, escove ou esfregue os lábios quando eles estiverem escamosos ou descascando

Você pode sentir a necessidade de se livrar da sensação incômoda que a descamação causa - porque é desconfortável quando você está acostumado com a sensação de suavidade dos lábios. 

É muito melhor não esfregar os lábios ou arrancar a pele descascada com os dentes ou os dedos. Isso só cria rachaduras e feridas nos lábios e pode piorar as coisas. Em vez disso, aplique um bálsamo à base de pomada, que será calmante e ajudará a curar seus lábios.

Assim, não belisque ou lamba os lábios. É tão tentador apenas tirar a pele seca, mas não adianta muito. Você não está apenas rompendo a pele - muitas vezes causando sangramento - mas também dando continuidade ao ciclo de secura. 

Esfolie com um produto suave. Em vez de escolher descascar ou lamber os lábios, tente usar um esfoliante suave junto com protetores labiais sem perfume. Esfregar agressivamente não ajudará seus lábios e, na verdade, os tornará piores. Mas um esfoliante suave com óleos pode ajudar a livrar-se da pele morta e, ao mesmo tempo, repor a umidade.

Trate imediatamente a descamação grave e as fissuras. Se você deixá-los assim, eles podem piorar, possivelmente infectar ou até mesmo causar uma afta mais séria. O vírus da herpes tem tendência a atacar quando o sistema imunológico está baixo, o que pode acontecer com mais frequência no inverno. 

E quando seus lábios estão descascando, rachando e ressecando, isso não ajuda a situação, criando um ambiente mais ideal para aquele invasor chato porque suas defesas estão baixas.

4. Aplique protetor labial antes de ir para a cama

Muitas pessoas dormem com a boca aberta. Oito horas de inspiração e expiração pela boca podem ressecar seriamente os lábios. O protetor labial pode ajudar muito. Considere também o uso de um umidificador à noite se o ar em sua casa estiver seco com o aquecedor.

Tente adicionar proteção labial como parte da sua rotina matinal, de dormir e ao ar livre. Compre um par de bastões de manteiga de cacau ou pomada e coloque um ao lado da cama, e leve um na sua bolsa ou carro para que você tenha sempre à mão.

Use bastões labiais sem fragrância. Sabemos que os bastões estão de volta e pode ser realmente tentador reviver sua infância com esses protetores labiais perfumados e brilhantes. Mas, antes de usar bastões labiais cheios de fragrâncias, você pode pensar em adiar se tiver já com os lábios rachados. 

As fragrâncias podem ser irritantes para a pele, especialmente se você tem ela sensível e, com os lábios, não são diferentes. Tente pegar bastões labiais sem aroma.

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

5. Beba muita água

Sabemos que é sempre um conselho, mas é realmente importante obter água o suficiente. Você não só precisa de água para sobreviver, mas também de sua pele para se hidratar. 

Salve seus lábios ressecados neste inverno

Neste outono-inverno, não deixe os lábios rachados incomodarem você. Tente usar bastões labiais sem perfume, lute contra a vontade de descamar ou lamber os lábios, mantendo-os hidratados, esfoliando suavemente para mantê-los macios. 

A maioria das pessoas fica com os lábios rachados de vez em quando. Há muito que você pode fazer para tratar e prevenir. 

Protegendo seus lábios, antes de sair em um clima frio e seco, aplique esses cremes labiais ou bálsamos lubrificantes que já contém protetor solar - e depois cubra os lábios com um lenço. Reaplique frequentemente ao ar livre.

Evite alérgenos ou contato com irritantes, como fragrâncias ou corantes, em cosméticos ou produtos para a pele. Respire pelo nariz, já que respirar pela boca pode causar ressecamento dos lábios.

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Se a rachadura for severa e não responder ao tratamento em casa, consulte seu médico. Raramente, lábios gretados persistentes podem indicar um problema latente.

Se você tem lábios persistentemente secos ou rachados, então pode ser a hora de consultar o seu médico. Um dermatologista certificado pode ajudar a diagnosticar a causa subjacente da secura labial e prescrever um tratamento personalizado para você. 

E então, gostou deste artigo sobre lábios rachados? Que tal compartilhar este conteúdo com alguém que você considera útil passar estas informações!

Colunistas