nsc
    dc

    Pandemia

    Lacen de SC tem 11,4 mil testes de coronavírus à espera de resultado

    Secretaria de Saúde diz que represamento ocorre em virtude do aumento da demanda e que tem investido em equipamentos e parcerias para ampliar capacidade

    27/07/2020 - 10h30 - Atualizada em: 27/07/2020 - 13h07

    Compartilhe

    Cristian Edel
    Por Cristian Edel Weiss
    Por Guilherme Simon
    Testes coronavírus Lacen
    Número de exames aguardando confirmação ou não para a doença no Lacen de SC é o mais alto desde o início da pandemia
    (Foto: )

    O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC) tem 11,4 mil testes de coronavírus represados à espera de resultado. Os dados são deste domingo (26). É o maior número de exames aguardando confirmação ou não para a doença desde o início da pandemia.

    Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Santa Catarina vive uma escalada de casos e de mortes por Covid-19. Neste fim de semana, o Estado ultrapassou a marca de 900 mortes pela doença, de acordo com boletim da Secretaria de Saúde (SES) divulgado no domingo. São 68,7 mil casos confirmados. Nove regiões estão em situação de risco considerada gravíssima para a doença.

    A respeito do número de testes represados, o Lacen informou, em nota divulgada pela SES, que “vem realizando testes e parcerias para suprir a crescente demanda, que tem se acentuado nos últimos dias” e que “com o aumento de envio de amostras, os servidores estão atuando em turnos estendidos para atender a demanda”.

    > Painel coronavírus: confira os dados atualizados da doença em SC

    Ainda de acordo com a nota, a média de amostras recebidas pelo laboratório passou de 650 por dia em junho para 1,3 mil recebimentos diários neste mês de julho. Apenas no dia 23 de julho, a unidade recebeu 2,4 mil amostras de diversos municípios do Estado.

    “O Lacen, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem investindo em equipamentos e em parcerias para suprir a demanda. A unidade vem enviando amostras para o centro de testagem do IBMP no Paraná. Durante essa semana, foram 6500 amostras enviadas”, informou o Lacen.

    > Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em maio

    Segundo o laboratório, um novo equipamento de extração automatizada recebido por intermédio da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve ampliar em 70% a capacidade de processamento de testes em Santa Catarina. O Lacen informou que o equipamento está na fase de instalação e servidores estão sendo treinados para a utilização.

    Até o momento, já foram aplicados 271.120 testes em Santa Catarina, dos quais 182.358 pela metodologia PCR, 86.958 por meio de testes rápidos e 1.804 por critérios clínico epidemiológicos, quando o médico atesta o diagnóstico a partir dos sintomas e ao constatar relação do paciente com outro diagnosticado por meio de testes.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas