Um grupo de criminosos invadiu o Museu do Louvre, em Paris, na manhã deste domingo (19). Eles entraram por uma janela e levaram joias de “valor inestimável” do acervo do museu. O local, um dos principais pontos turísticos da França, ficará fechado durante todo o domingo. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Ministério do Interior, os ladrões arrombaram uma janela por volta das das 9h30 no horário local (4h30 no horário de Brasília). Os suspeitos teriam levado nove peças da coleção de Napoleão e da imperatriz na Galeria de Apolo.

A entrada no local ocorreu por um canteiro de obras pela fachada voltada para o Rio Sena, e depois a quadrilha usou um elevador de carga para ir diretamente para a Galeria de Apolo. Enquanto dois homens entraram na galeria, um terceiro esperou do lado de fora, em uma ação que levou sete minutos. Eles fugiram em scooters.

Um inventário dos objetos roubados está sendo elaborado. Segundo a imprensa francesa, a coleção roubada inclui pedras preciosas e diamantes da coroa, com itens como um colar, broche e tiara.

Segundo informações do jornal francês “Le Parisien”, a coroa da imperatriz Eugénie foi uma das joias roubadas. Ela foi encontrada do lado de fora do museu, danificada. A ministra da Cultura do país, Rachida Dati, ifnromou que ninguém ficou ferido na ação.

Continua depois da publicidade

O episódio foi classificado pelo ministro do Interior francês, Laurent Nuñez como um “grande roubo”. Ele declarou que as joias levadas são de “valor inestimável” e que eram um “verdadeiro patrimônio”.

— Eles claramente fizeram um reconhecimento prévio. Parecem muito experientes — disse Nuñez.

O museu deve ficar fechado durante todo o domingo. A instituição ainda não comentou o crime. O Ministério Público de Paris jdeterminou uma investigação sobre o ocorrido.

Leia também

Estrela dos anos 1970 tem “doença grave” e passa por cirurgia de emergência na França

Quem é a arquiteta brasileira presa em cadeia superlotada no Camboja