A lagarta-cachorrinho, um inseto que possui cerdas pelo corpo, com aspecto até parecido com pêlos de cachorro, é bastante comum em Santa Catarina e pode ser perigosa. 

Continua depois da publicidade

​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Nesta semana, uma delas foi encontrada em Jaraguá do Sul e, de acordo com o biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), o animal é venenoso e pode causar ferimentos caso fique em contato com a pele. 

O biólogo explicou que a lagarta, após o curto período de casulo, vira uma mariposa ou borboleta e, geralmente, é encontrado em árvores, principalmente em goiabeiras, onde procura alimento. Para quem encostar sem querer na lagarta, o biólogo deu uma orientação.

– A gente indica passar água fria ou gelo. Não passar vinagre ou álcool, que podem agravar o ferimento. Geralmente dá uma dor ou vermelhidão. Se inchar o braço, procurar um hospital, já que o animal é venenoso e cada pessoa reage de uma forma. Pode dar alergia – alertou, em entrevista ao g1. 

Continua depois da publicidade

Segundo Raboch, a Fujama não recolhe lagartas no geral. 

Aparência fofinha pode enganar

A lagarta cachorrinho, como o próprio nome indica, tem a aparência fofinha de um cachorrinho. Por isso, quem não tem conhecimento sobre ela, incluindo crianças, podem chegar a tocá-las. Apesar de não haver relatos de morte, a “queimadura” causada por esse bichinho pode causar bastante desconforto.

Sendo assim, ao encontrar um exemplar da espécie, o ideal é não se aproximar. E caso ela seja encontrada dentro de casa ou distante da natureza, o ideal é devolvê-la para o ambiente dela, longe do contato humano. Para isso, é preciso utilizar algum aparato que proteja ao toque, como uma luva grossa ou pinça. Tendo cuidado para não machucá-la.

A fase adulta

O ciclo de vida de uma taturana dura aproximadamente 120 dias. A primeira fase, de ovo, leva em torno de 10 dias. Em seguida, ela passa pela fase de larva, que é a que mais conhecemos, e também a que leva mais tempo, 80 dias. Depois disso, a lagarta cachorrinho entra na fase de pupa ou crisálida, e dura em média 23 dias.

Só então, esse bichinho entra na fase adulta, que é a última fase da vida, e dura 8 dias apenas. Nessa fase, ela se torna uma mariposa. Ainda na fase adulta, esse animal continua oferecendo perigo, pois, continua possuindo cerdas que contém toxinas. Nesse momento, as cerdas encontram-se na barriga da mariposa.

Continua depois da publicidade

Por isso, não é recomendado o contato com as mariposas, por mais que nem todas apresentem risco.

Leia também

JEC vira sobre a Chape e vence a primeira no Catarinense

Corpo encontrado em Campo Alegre é de idosa que estava desaparecida, confirma polícia