Lages, reconhecida como pioneira e referência nacional e internacional em Turismo Rural, vai celebrar os 40 anos desse segmento no Brasil com a produção de um documentário especial. A iniciativa da Prefeitura de Lages e da Secretaria do Turismo da cidade, vai revisitar as origens e o desenvolvimento dessa modalidade que conquistou turistas de todas as partes do mundo.
Continua depois da publicidade
O documentário será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a simplicidade e a conexão com a natureza que marcam a experiência do Turismo Rural. A primeira gravação ocorreu na bicentenária Fazenda do Barreiro, situada entre Painel e Urupema, conhecida por sua história de 262 anos e administrada pela oitava geração da mesma família.
No filme, serão mostrados os encantos da vida rural, como o despertar ao som de pássaros nativos, passeios a cavalo pelas coxilhas, a ordenha de vacas, a gastronomia típica da Serra Catarinense e o contato com construções históricas, como a tradicional Cozinha de Chão de pedra da Fazenda do Barreiro. O casal anfitrião, Laélio Bianchini da Costa Ávila, o Tio Lélo, e sua esposa Tânia Ávila, representam o legado e a paixão que movem o turismo rural local.
Propriedades rurais da Serra em foco
Além da Fazenda do Barreiro, o documentário vai apresentar outras propriedades tradicionais da região, como o Hotel Fazenda Pedras Brancas, Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, Fazenda Rodeio Bonito e Pousada Refúgio do Lago.
Para a secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira, o turismo rural é um setor em expansão, com potencial para atrair visitantes durante todo o ano, além das tradicionais estações frias.
Continua depois da publicidade
“Lages é o município mais populoso da região serrana e um dos mais promissores do Estado de Santa Catarina. Temos um amplo trabalho pela frente para elevar Lages a patamares maiores e fazer a engrenagem de atrativos girar ainda mais e atrair turistas não somente nas estações de frio (outono e inverno) ou em datas específicas o ano inteiro”, afirma.
Veja fotos dos bastidores
O lançamento oficial do documentário está previsto para um Seminário Nacional em setembro de 2026.
Leia também
Região histórica da Serra de SC deve receber investimentos para impulsionar turismo
Cidade mais acolhedora do Brasil é um dos destinos mais visitados por estrangeiros em SC





