A Lagoa do Peri recebeu o selo Bandeira Azul para a próxima temporada de verão, de 2023/24, nesta segunda-feira (25). Foi a oitava vez que a certificação ambiental foi concedida ao ponto turístico no Sul de Florianópolis, que tem atualmente a água na cor vermelha, fenômeno ainda sem explicação.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Ao NSC Total, a Prefeitura de Florianópolis, sob gestão de Topázio Neto (PSD), comunicou que a coloração diferente que já perdura cerca de seis meses e não ameaçou a concessão do selo, uma vez que a qualidade da água está dentro dos limites recomendados para banho e consumo.
Por que a água está vermelha
O fenômeno motivou uma audiência pública na Assembleia Legislativa catarinense (Alesc) na última quinta (21), quando especialistas e moradores puderam se manifestar.
O encontro incluiu representantes da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), responsável pela unidade de conservação em que a lagoa está inserida; da Casan, que usa a água da lagoa para abastecer a região; e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que investiga o tema.
Continua depois da publicidade
“A Casan, Floram, UFSC e outras entidades vêm acompanhando a situação. Muito embora não tenha sido identificada a causa exata do fenômeno, acredita-se que seja decorrente de alterações climáticas. Destaca-se que a coloração não implica em qualquer risco à população”, diz a prefeitura, em nota.
Também à reportagem, a Casan reforçou a potabilidade da água para consumo humano e a inconclusividade dos testes sobre a cor avermelhada.
“Desde o dia 26/05, a CASAN e o Laboratório LAFIC – Microalgas da UFSC vêm colhendo amostras na Lagoa do Peri e até o momento as análises foram inconclusivas quanto à causa da cor vermelha. A Companhia segue acompanhando os testes junto à UFSC”, comunicou.
O que é a Bandeira Azul
O selo Bandeira Azul existe desde 1985, com o objetivo de promover desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinha. Para ser reconhecido pelo prêmio, o local sob avaliação precisa atender a 34 critérios relacionados à qualidade da água, à gestão ambiental, à educação ambiental e à segurança.
Continua depois da publicidade
A entrega da certificação à Lagoa do Peri está prevista para 27 de outubro, em cerimônia no município de Balneário Camboriú, segundo divulgou a prefeitura de Florianópolis. Já o hasteamento da bandeira no local deve ocorrer até 15 de dezembro, com possível inspeção prévia.
Leia mais
Ilha do Campeche: Caribe Catarinense terá mudança no controle de acesso
FOTOS: Piçarras tem autorização para construir primeiro parque temático em píer do Brasil