nsc

publicidade

Litoral Sul

Lançado edital para turismo embarcado de observação de baleias-francas em SC

Empresas interessadas tem até dia 14 de maio para se cadastrar 

08/04/2019 - 15h40

Compartilhe

Por Lariane Cagnini
(Foto: )

Empresas interessados em realizar o Turismo de Observação Embarcada de Baleia Franca (TOBE), em praias do litoral Sul catarinense, têm até dia 14 de maio para se inscrever. Um edital foi publicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), com todos os procedimentos permitidos em espaços já delimitados em Laguna, Imbituba e Garopaba.

A faixa liberada para a atividade turística será restrita à porção marinha da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), entre o sul da Ilha do Coral e o norte da Ilha dos Lobos, observando os limites das áreas de refúgio. Locais onde os animais costumam dar à luz os filhotes ou amamentar estão proibidos de receber embarcações.

As empresas de turismo terão uma série de regras a cumprir, como distância mínima de aproximação dos animais, número restrito de barcos na água ao mesmo tempo e também limite de visitas semanais. A temporada de observação do turismo embarcado será de 15 de agosto até 5 de novembro, porém os animais começam a chegar na região ainda em julho, e podem ser observados por terra.

Suspenso desde 2012 por decisão judicial, o turismo embarcado estava condicionada à retornar mediante apresentação do Plano de Normatização, Monitoramento, Fiscalização e Controle do Turismo de Observação. O plano foi apresentado em 2016, e agora aprovado, a atividade pode voltar. O edital para as empresas interessadas em explorar o turismo embarcado está disponível no site do ICMBIO.

Deixe seu comentário:

publicidade