nsc
dc

Première agitada

Lançamento de "Aquarius" em Cannes é marcado por protesto contra Temer e o impeachment

Primeiro filme brasileiro a disputar a Palma de Ouro em oito anos, longa de Kleber Mendonça Filho recebeu elogios no festival francês

17/05/2016 - 08h18 - Atualizada em: 17/05/2016 - 16h31

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Foi marcada por protesto a primeira exibição do aguardado Aquarius, filme de Kleber Mendonça Filho (de O Som ao Redor), no Festival de Cannes. Segurando cartazes com os dizeres "Um golpe está acontecendo no Brasil", "54 milhões de votos foram queimados" e "Dilma, vamos resistir com você", atores e membros da equipe técnica adentraram a sessão de gala nesta terça-feira para apresentar o longa naquela que foi a sua primeira exibição pública.

Leia também:

Filme de Woody Allen abre Festival de Cannes

Artistas protestam contra extinção do Ministério da Cultura

Todas as críticas e notícias de cinema em Zero Hora

Dentro do Grande Teatro Lumière, nova manifestação: os artistas abriram uma faixa na qual se lia "Parem o golpe no Brasil". Um pouco antes, Aquarius fora exibido para a imprensa na sala Bazin. Os jornalistas que acompanham o evento e lotaram o espaço aplaudiram o filme, que é protagonizado pela atriz Sonia Braga e que também tem Humberto Carrão e Maeve Jinkings no elenco (o trio esteve presente nas sessões junto ao diretor).

Kleber Medonça Filho: ‘Está havendo um golpe’

Aquarius é o primeiro filme brasileiro a concorrer à Palma de Ouro, o principal prêmio de Cannes, apontado como o maior festival do mundo, desde 2008, quando o país esteve representado por Linha de Passe, de Walter Salles, e Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles. Em 2012, a coprodução internacional Na Estrada, de Salles, também concorreu ao troféu. A única vez que o Brasil venceu a Palma de Ouro foi em 1962, com o filme O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte.

Equipe de "Aquarius" dentro do Grande Teatro Lumière, em Cannes
Equipe de "Aquarius" dentro do Grande Teatro Lumière, em Cannes
(Foto: )

Colunistas