nsc
    hora_de_sc

    Saúde pública

    Laudo confirma botulismo em lago no bairro Pedra Branca, em Palhoça

    Local foi interditado por segurança; moradores e visitantes devem evitar contato com a água e os animais

    27/05/2019 - 20h56 - Atualizada em: 27/05/2019 - 20h59

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Local foi interditado pela prefeitura no dia 11 de maio
    Local foi interditado pela prefeitura no dia 11 de maio
    (Foto: )

    Um laudo divulgado nesta segunda-feira (27) pela Associação de Moradores do Bairro Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, confirmou a suspeita da bactéria responsável pelo botulismo na água de um lago que fica no local. A informação também foi confirmada pela Defesa Civil do município, que manteve a interdição da área.

    A suspeita surgiu após a morte de patos que viviam na região do lago. Uma veterinária analisou os animais e começou a levantar a hipótese. No dia 11 de maio, a prefeitura e a Defesa Civil decidiram interditar a área, até que fossem feitos exames para determinar a presença da bactéria.

    De acordo com a associação de moradores, o exame foi realizado em um laboratório no Paraná. A empresa responsável detectou a presença da bactéria Clostridium botulinum nos patos que morreram.

    A orientação da Defesa Civil é para que moradores e visitantes do bairro evitem o contato com a água do lago e também com os peixes e animais que vivem soltos na região. Na terça-feira (28), a associação de moradores e a prefeitura devem se reunir para planejar ações que possam combater a proliferação da doença.

    O que é o botulismo?

    O botulismo é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum. Ela pode atingir animais e seres humanos, com alto grau de fatalidade em qualquer espécie. Os principais sintomas são paralisia das pernas, pálpebras e pescoço. Em aves, é possível perceber sinais de fraqueza, perda da coordenação motora, pernas eriçadas e diarreia.

    A bactéria que causa a doença pode ser encontrada tanto no solo quanto na água não tratada. Alimentos em conserva ou enlatados também podem conter o organismo. Em humanos, a ingestão causa envenenamento grave.

    Apesar do alto grau de mortalidade, há cura para o botulismo. Quem sentir algum dos sintomas deve procurar ajuda médica imediatamente.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas