Um caso raro chamou a atenção de moradores de Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina. O agricultor Ênio Uebel, morador da Linha Alto Biguá, se deparou com um leitão que nasceu com dois corpos e uma única cabeça, durante o parto de uma porca em sua propriedade rural.
Continua depois da publicidade
O animal fazia parte de uma ninhada de sete filhotes, mas nasceu já sem vida. A cena despertou curiosidade entre familiares e vizinhos, que nunca haviam presenciado algo semelhante.
— De noite, quando a porca começou a parir, eu e minha esposa fomos ajeitar o chiqueiro, colocar palha. Achei que ela já tinha terminado, mas depois de mais de uma hora nasceu mais um, que já veio morto. Quando fui ver, era um porquinho com uma cabeça e dois corpos. Nunca vi coisa igual — relatou o agricultor ao NSC Total.
Com experiência na criação de suínos, Ênio afirmou que este foi o primeiro caso do tipo que viu em toda a vida. A família cria porcos apenas para consumo próprio, em uma pequena propriedade de cerca de 12 hectares, e o caso acabou despertando o interesse até no meio acadêmico.
A filha do agricultor, estudante de Fisioterapia na Unoesc, levou o leitão para a universidade, em São Miguel do Oeste, onde o animal será preservado e estudado por professores e alunos. Ainda de acordo com o produtor, professores e estudantes da universidade devem investigar as possíveis causas genéticas que originaram a deformidade, com o objetivo de compreender melhor o fenômeno raro e contribuir para pesquisas.
Continua depois da publicidade
— O pessoal da Unoesc pediu para estudar o porquinho. A gente colocou ele no gelo e levou para lá. Agora os alunos vão poder analisar o caso — explicou Ênio.




