Um homem apontado como líder de uma organização criminosa responsável por controlar o tráfico de drogas em três cidades da Bahia foi preso, na segunda-feira (8), em uma comunidade de Florianópolis, capital catarinense. Entre os crimes atribuídos a ele, está o feminicídio de uma mulher há cerca de dois meses. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, o homem teria ordenado a morte da vítima por telefone, enquanto já estava em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O homem foi encontrado na comunidade Chico Mendes, na parte continental de Florianópolis. Segundo a polícia, ele comandava diretamente a organização criminosa nas cidades de Coração de Maria, onde a mulher foi morta, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana, mesmo à distância.
Para isso, ele utilizava aplicativos de mensagens e ligações, para coordenar as atividades, autorizando execuções e punições internas, assim como ações feitas para intimidar a população das cidades. Dessa forma, na Bahia, ainda ficavam locados gerentes locais, responsáveis pela venda de drogas, sob o comando do suspeito.
Feminicídio e outras ordens de assassinato
O feminicídio acontece em outubro. Segundo o inquérito policial, a ordem de execução partiu do homem por telefone, depois de uma solicitação de um subordinado.
Além do feminicídio, o suspeito também teria, de acordo com a polícia, determinado tentativas de homicídio, sequestros e cárcere privado, principalmente contra integrantes de outras organizações criminosas ou com integrantes do próprio grupo.
Continua depois da publicidade
A prisão foi feita em conjunto com as forças de segurança do estado de Santa Catarina, e o recambiamento do preso para a Bahia já foi solicitado, onde ele responderá por feminicídio, tentativa de homicídio e organização criminosa.

