O Sebrae lançou nesta terça-feira (2), no Web Summit Rio, a maior plataforma da América Latina para incentivar o crescimento de micro e pequenas empresas brasileiras, chamada Sebrae Startups. O objetivo é colocar todas as iniciativas estaduais de apoio a startups, que têm Santa Catarina como polo de referência, dentro de uma mesma ferramenta. da Sebrae Startups, como é o caso de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O lançamento da plataforma ocorreu no estande do Sebrae no Web Summit Rio com participação do presidente do Sebrae nacional, Décio Lima e Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae SC. A entidade catarinense foi responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

— Quando Santa Catarina vem aqui, num dos maiores eventos do mundo, e consolida esse projeto do Sebrae nacional, o Estado está mostrando a sua grandeza história — disse o presidente da entidade, Décio Lima.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro, na prática, as iniciativas de cada região vão continuar, mas agora poderão compartilhar conhecimento entre elas. Ou seja, uma iniciativa no Norte do país pode acessar as informações do programa no Sul do Brasil.

Continua depois da publicidade

Para os próximos anos, um dos desafios é a expansão das startups por todas as regiões do país. Segundo levantamento de 2022 do Sebrae, 73,5% das empresas atendidas estão localizadas no Sudeste e Sul do Brasil.

Em 2023, o Sebrae pretende investir R$ 312 milhões no ecossistema, ao acelerar negócios, disponibilizar tecnologias para empresas de todos os setores e fomentar ambientes de inovação pelo país. Deste total, quase R$ 30 milhões em Santa Catarina.

Um dos diferenciais do Sebrae Startups, é o apoio a todas as etapas do desenvolvimento de uma empresa, desde o surgimento da ideia, passando pelas fases de operação e tração, antes de o negócio crescer.

Web Summit Rio dá recado sobre IA e futuro do trabalho com a tecnologia

Web Summit Rio

Com público de mais de 20 mil pessoas de cerca de 100 países, o Web Summit ocorre pela primeira vez fora da Europa, no Rio de Janeiro, entre os dias 1 a 4 de maio de 2023. O evento, realizado todos os anos em Lisboa, é considerado um dos maiores de inovação e tecnologia do mundo.

Continua depois da publicidade

Na sua estreia no Brasil, o evento começou já com ingressos esgotados. Na abertura, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou que trazer uma conferência dessa magnitude para o país faz parte de um plano estratégico para divulgar a capital carioca para investidores, empreendedores e turistas do mundo todo: “Onde o web Summit vai, ele transforma a cidade”.

O cenário de tecnologia e startups do Brasil atraiu o fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, e o evento já tem seis edições garantidas no Rio.

*A repórter Fernanda Mueller viajou ao Rio de Janeiro para cobrir o Web Summit Rio

Destaques do NSC Total