nsc
    dc

    IOMANI ENGELMANN

    LinkLab Acate: inovação aberta que traz resultados

    O LinkLab é um exemplo de inovação aberta

    15/07/2020 - 15h45

    Compartilhe

    Por Tech SC
    LinkLab Acate
    LinkLab Acate.
    (Foto: )

    iomani
    (Foto: )

    Há três anos, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) criou o LinkLab, programa estratégico de inovação aberta que conecta grandes e médias empresas na busca por inovação. O objetivo do programa é aproximar do ecossistema de inovação grandes empresas que possuem desafios em seus negócios e a tecnologia pode ser a grande aliada para superá-los.

    A pandemia e a crise econômica que enfrentamos trouxeram novos desafios para a humanidade, acelerando a transformação digital de muitas empresas para sobrevivência e a busca por tecnologia e inovação para resolver antigos e novos desafios foi impulsionada.  Neste cenário, vemos a importância de iniciativas como o LinkLab, capazes de fortalecer ainda mais a união do ecossistema catarinense de tecnologia, atuando em conjunto no enfrentamento das dificuldades.

    Recentemente, o LinkLab abriu as chamadas para startups de todo o Brasil se inscreverem na resolução de mais de 100 desafios mapeados entre as 32 corporatesque fazem parte do programa. São oportunidades de realizar negócios em grandes corporações, como Ambev, WEG, ArcelorMittal, Engie, Whirlpool, entre outras. As empresas participantes buscam soluções para diversas áreas de negócios, como marketing, data science, relacionamento com clientes, logística, varejo, big data, dentre outras.

    Participar do LinkLab é, muitas vezes, a porta de entrada para as startups alavancarem seus negócios, crescendo como empresas, gerando empregos e criando soluções tecnológicas que ajudam no desenvolvimento econômico e social. A tecnologia tem esse papel transformador. Ao longo dos três anos do programa, vários cases de sucesso já se formaram. Um dos casos mais recentes foi da startup Equilibrium com o supermercado Hippo. Com a solução em logística da startup, a rede conseguiu melhorar seu serviço de delivery, entregando com mais agilidade para seus clientes, e a Equilibrium cresceu 30% desde o início da pandemia.

    Outra conexão com resultados positivos é a da Unimed Grande Florianópolis com a Nina Tecnologia, startup especializada na automatização de agendamentos, para a confirmação de presença em consultas e exames. Segundo a cooperativa, a ferramenta diminuiu em até 30% o volume de faltas em consultas e procedimentos em comparação com o trabalho manual que antes era realizado por até cinco pessoas. Por meio do LinkLab, a Unimed ainda conta com os serviços de nove startups, incluindo esse projeto já finalizado, dois em andamento e ainda cinco em negociação.

    Neste mês de julho, foi realizado, pela primeira vez de forma totalmente virtual, o LinkLab Open Day, evento de network promovido pelo programa. Na sala de abertura, mais de 200 startups e corporates participaram simultaneamente. Após isso, aconteceram mais de 15 horas de conversas e mais de 1000 interações em 23  salas de bate-papo online, proporcionando às  startups a oportunidade de conhecer melhor os desafios das grandes empresas. Ao levar o evento físico para o digital de forma inovadora, o LinkLab também ampliou sua atuação para além das três unidades físicas em Santa Catarina (Florianópolis, São José e Joinville) e do hub virtual com espaços colaborativos,  recebendo startups de todo o país.

    > Setor de tecnologia catarinense está unido para criar soluções relacionadas à saúde

    O LinkLab é um exemplo de como a inovação aberta, quando bem estruturada e realizada com o apoio de pessoas capacitadas em um ecossistema organizado, é uma estratégia que traz resultados concretos para todos os atores envolvidos: as grandes empresas, as startups e toda a sociedade. O mundo está em constante transformação e surgirão novos desafios complexos. Por isso, reforço a importância do papel da tecnologia em criar conexões, ser uma agregadora e impulsionar as transformações necessárias para que todos vivam melhor em comunidade.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas