nsc
    santa

    Segurança

    Lista dos criminosos mais procurados do Brasil tem participante de assalto em SC

    Davi Marques dos Santos está foragido e é acusado de participação direta em assalto no aeroporto de Blumenau, que é considerado o maior da história de Santa Catarina

    31/01/2020 - 09h35 - Atualizada em: 31/01/2020 - 10h06

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Davi Marques dos Santos
    Segundo o delegado responsável pela investigação, Davi participou da ação criminosa na pista do aeroporto de Blumenau, com o uso de armamento militar
    (Foto: )

    Um dos assaltantes envolvidos no roubo no Aeroporto Regional de Blumenau, em março de 2019, está na lista dos criminosos mais procurados do Brasil. Lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira (30), a lista vai ser atualizada mensalmente com os nomes dos procurados mais perigosos e envolvidos em grandes crimes.

    Entre os 26 homens com mandados de prisão em aberto que figuram na primeira lista, um deles é Davi Marques dos Santos, natural de São Paulo e suspeito de envolvimento no maior assalto da história de Santa Catarina. Ele é um dos participantes do roubo de R$ 9,8 milhões de uma empresa de transporte de valores que operava no aeroporto em Blumenau e que deixou pessoas feridas e uma mulher morta durante o tiroteio com armamento militar.

    Davi consta na lista dos criminosos mais procurados por atuações em todo o Brasil e também em países do Mercosul, especialmente em assaltos envolvendo aviões de transporte de valores. Além do caso de Blumenau, ele é apontado como participante na invasão à base de valores da empresa Prosegur, em Ciudad del Este, no Paraguai, em 2017. Outro crime citado é um roubo ao centro de uma rede de distribuição de eletrodomésticos no interior de São Paulo.

    Conforme a investigação do assalto em Blumenau, Davi foi um dos participantes da ação pesada do crime, na pista do aeroporto, quando os bandidos fortemente armados invadiram o local em carros blindados utilizando fuzis AK-47 e armas de calibre .50 (usadas em combate antiaéreo).

    Responsável pela investigação na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), o delegado Anselmo Cruz diz que Davi está entre os assaltantes que já foram indiciados pelo crime em Blumenau. O homem suspeito de ter arquitetado o roubo já foi preso em Pernambuco em novembro do ano passado, e Cruz explica que as investigações ainda não apontaram se Davi era também um dos mandantes ou não.

    > Confira a lista completa no site do Ministério da Justiça

    Assalto no aeroporto de Blumenau
    Na pista do aeroporto, alvo foi um carro-forte que transportava uma grande quantia de dinheiro
    (Foto: )

    Segundo o ministério, a lista de procurados foi feita com base em informações obtidas com as áreas de segurança estaduais e a partir de 11 critérios, como posição de liderança em organização criminosa, capacidade financeira para investir em atividades criminosas, atuação interestadual e internacional, entre outras.

    Na cerimônia de lançamento da lista, o ministro Sergio Moro disse que todos são "indivíduos extremamente perigosos" e que podem estar, inclusive, foragidos no exterior. A lista serve para aumentar a divulgação e o cerco a esses criminosos.

    Dos 26 procurados, Davi é o único com relação direta a crimes em Santa Catarina. Figuram na lista traficantes nacionais e internacionais, chefes de milícia no Rio de Janeiro e assaltantes envolvidos em grandes crimes como o assalto ao Banco Central em Fortaleza (CE).

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Polícia

    Colunistas