nsc
dc

Literatura

Livro "Ainda Estavam Lá" reúne 99 microcontos de autores catarinenses

Obra produzida com recursos do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura será lançada no dia 25

18/05/2021 - 13h03

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Livro Ainda Estavam Lá
"Ainda Estavam Lá" vale-se da linguagem cotidiana das redes sociais para promover a leitura em outros formatos
(Foto: )

Com quantos dinossauros se faz um microconto? O questionamento abre o prefácio assinado pela escritora Adrienne Myrtes para o livro Ainda Estavam Lá, de autoria de Marcio Markendorf, André Ricardo Aguiar e Adriano Salvi. A obra será lançada na próxima terça-feira (25), às 16h, por meio do perfil @microliteratura no Instagram.

A pergunta de Adrienne não é gratuita - trata-se de uma alusão ao famoso microconto do guatemalteco Augusto Monterosso: "Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá." Como homenagem intertextual, não apenas o projeto gráfico do livro, mas os autores brincam o tempo todo com a figura do dinossauro em microcontos ou nas minibiografias. Não é sem razão, portanto, que os jovens autores se definam como "micronarradores por opção, jurássicos pelo amor à literatura."

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Premiada no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, a obra traz 33 microcontos de cada autor, somando 99 no total. Para além das referências ao dinossauro, o projeto ficcional apresenta aspectos colaborativos em suas páginas ao convidar o leitor a escrever o centésimo microconto e uma microcrítica no próprio livro. Aliás, a quarta capa do livro sugere a continuidade desse jogo lúdico e criativo com o letreiro "Alimente o dinossauro."

> A jornada de Juliette, a heroína do BBB 21

Ainda Estavam Lá vale-se da linguagem cotidiana das redes sociais para despertar no leitor outros prazeres estéticos instantâneos, estimular questionamentos sobre arte e cotidiano e promover a leitura em outros formatos. Este é o segundo projeto de microcontos assinado por Marcio Markendorf e Adriano Salvi. Antes, a dupla publicou, pela Caiaponte Edições, Microcontando, em 2019. O título foi financiado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú. Segundo os autores, o fato de projetos de microliteratura terem sido premiados em editais de cultura sinaliza que o gênero, cada vez mais praticado e desenvolvido no estado, começa a ganhar visibilidade.

> Globo de Ouro divulga cronograma de reformas após sofrer boicote

Durante o período de lançamento, os autores oferecerão oficinas de microliteratura. A programação completa pode ser acompanhada pelo perfil @microliteratura no Instagram, ou no canal oficial no Youtube.

> WandaVision é a grande vencedora do MTV Movie & TV Awards 2021

> Conheça a trama de House of Dragon, série derivada de Game of Thrones

Colunistas