Com o lançamento do filme “Ainda estou aqui” com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que ocorreu na última quinta-feira (7), o tema da Ditadura Militar brasileira voltou aos holofotes. Muito disso pois o longa é inspirado no livro do jornalista Marcelo Rubens Paiva e que conta a história de seu pai, Rubens Paiva, perseguido pelo regime e um dos desaparecidos políticos. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Entretanto, esse não é o primeiro filme inspirado em livro nacional que tem como cenário o período repressivo mais recente da República brasileira. Por isso, vamos trazer nessa reportagem a sinopse de alguns dos livros mais conhecidos sobre esse momento histórico.

Continua depois da publicidade

Batismo de sangue 

Lançado originalmente em 1982, o livro chegou a ganhar o prêmio jabuti de melhor livro de memórias. Escrito por Frei Betto, o livro traça o perfil de Carlos Marighella e relata o envolvimento de freis com a guerrilha armada, seguido pela perseguição e tortura por parte dos militares. A história foi adaptada para o Cinema no ano de 2006.

Em nome dos pais

Nesse livro, o jornalista Matheus Leitão vai atrás da história da prisão e tortura de seus pais, os jornalistas Miriam Leitão e Marcelo Netto. No ano de 1972, ambos eram militantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B), foram delatados por um companheiro, presos e torturados pelos militares. Nesse sentido, Mateus vai atrás de uma história. Como o nome sugere, em nome de seus pais. O livro virou uma série documentário do prime vídeo em 2020.

Continua depois da publicidade

Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo 

Neste livro o jornalista Mário Magalhães reconstitui a vida de Carlos Marighella, guerrilheiro e militante do Partido Comunta Brasileiro (PCB). Além disso, foi o fundador da Aliança Libertadora Nacional, maior grupo armado contra o regime militar. O livro foi inspiração para o filmes de mesmo nome dirigido por Wagner Moura.

Ainda Estou Aqui 

Por fim, Ainda Estou Aqui é o livro sobre a ditadura militar que foi adaptado recentemente para o cinema. Assim como dissemos no início, o livro do jornalista Marcelo Rubens Paiva conta a história de seu pai, Rubens Paiva, e. principalmente, a busca de sua mãe Eunice (Fernanda Torres e Fernanda Montenegro) pelo paradeiro do seu marido.

Leia também

Além do filme “Ainda Estou Aqui”, conheça outras obras aclamadas de Walter Salles

VÍDEO: Onde assistir ao filme “Ainda Estou Aqui” e a expectativa para a volta do país ao Oscar

Lula, Elis, Hebe e outras 8 cinebiografias no Globoplay

Destaques do NSC Total