Um lobo-marinho-do-sul foi encontrado no costão da Praia Grande em São Francisco do Sul, no último dia 10 de julho. O animal estava vivo, mas debilitado e com sinais de gripe aviária, também conhecida como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAA). A morte do lobo-marinho foi confirmada pouco depois do resgate e o animal passou por exames de necropsia desde então. O resultado das análises foi divulgado nesta quarta-feira (6).
Continua depois da publicidade
A equipe observou alterações importantes no sistema respiratório, desidratação e acúmulo de fezes endurecidas no intestino, além de complicações renais.
Com relação à possível contaminação por gripe aviária, a amostra foi enviada para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em São Paulo (LFDA/SP) para ser analisada. Os profissionais responsáveis emitiram um resultado negativo para o vírus.
Saiba como foi o resgate
Na época, a ação foi coordenada por uma equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS). Os profissionais da Universidade da Região de Joinville (Univille) isolaram o local, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs), e se aproximaram do animal para realizar uma avaliação clínica. O lobo-marinho (Arctocephalus australis) era um macho jovem, estava magro e em um local de difícil acesso.
Como o animal apresentava sinais de IAAP, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi acionada, já que é a responsável por executar ações de sanidade animal e vegetal no Estado. A companhia solicitou apoio do PMP-BS para o resgate e a coleta de amostras para análises laboratoriais, especialmente de gripe aviária.
Continua depois da publicidade
Confira o resgate do lobo-marinho
Encontrou um lobo-marinho?
Apenas equipes capacitadas e devidamente paramentadas estão autorizadas a intervir em casos de lobos ou leões-marinhos mortos ou vivos com alguma debilidade, de acordo com o PMP-BS. Caso encontre uma destas espécies avise imediatamente as equipes do projeto:
- Litoral de SC, PR e SP: 0800 642 3341;
- Litoral Norte de Santa Catarina — Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Araquari: (47) 99912-9218 (WhatsApp).
Leia também
Sai Maik, entra Kalel: filhote de pastor belga vai substituir veterano na Polícia Militar de SC
Mãe salva dois filhos pequenos durante incêndio devastador em São Bento do Sul; FOTOS






