Questionado sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou neste domingo (18) que “parece que teve a conivência de alguém do sistema” no episódio. A fuga é inédita no sistema penitenciário federal, que conta com cinco unidades no país, e ocorreu na última quarta-feira (14). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Lula deu a declaração durante coletiva de imprensa em Adis Abeba, capital da Etiópia, onde participou no sábado (17) da 37ª Cúpula da União Africana.
“Eu não quero acusar, mas, teoricamente, parece que teve a conivência com alguém do sistema lá dentro. Como eu não posso acusar ninguém, eu sou obrigado a acreditar que uma investigação [que] está sendo feita pela polícia local, pela Polícia Federal, nos indique, amanhã ou depois de amanhã, o que aconteceu no presídio de Mossoró”. Lula disse ainda que pode ter havido um “relaxamento”, que possibilitou a fuga dos detentos.
Lewandowski viaja a Mossoró
O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski embarcou para Mossoró na manhã deste domingo, onde deve acompanhar as investigações sobre a fuga no Estado.
Continua depois da publicidade
Lewandowski está acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza, e a comitiva foi recepcionada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
Segundo o Ministério da Justiça, o grupo e o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, devem se reunir com os responsáveis pelas equipes de busca dos fugitivos no Estado.
A ida do ministro da Justiça abre o quinto dia de buscas pelos criminosos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ligados à facção Comando Vermelho. Essa é a primeira vez que uma fuga ocorre em presídio de segurança máxima no país, desde a fundação do sistema penitenciário federal, em 2006, e marca a primeira crise da gestão de Ricardo Lewandowski à frente do Ministério da Justiça, iniciada no último dia 1º.
Leia também
Força-tarefa que faz buscas por fugitivos de Mossoró encontra pegadas e roupa de presidiário
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez no Brasil, dois detentos fogem de presídio de segurança máxima